A prefeitura está atualizando o servidor durante o primeiro seminário sobre “Qualidade do Atendimento ao Contribuinte”. A intenção do município é aprimorar o atendimento à população. Nesse sentido, os objetivos são de sensibilizar, despertar e motivar os funcionários; informar a sociedade, criando uma visão positiva em relação à central de atendimento e aos funcionários; apoiar e determinar as ações desejadas sobre a forma de funcionamento da central de atendimento; apresentar considerações no que diz respeito à central de atendimento; apresentar aos funcionários as novas instalações, simular atendimentos e testar o funcionamento do sistema; e definir as estratégias operacionais da central de atendimento.
Nesta quarta-feira, 25, foi realizado o “treinamento com os coordenadores”, ministrado pelo auditor fiscal da prefeitura, Roberto Carlos Martins Figueiredo. Nos demais dias, será feito o “treinamento com os funcionários”. De acordo com ele, os temas do seminário “compõem o saber ouvir ao realizar o atendimento”. O seminário foi aberto pelo secretário da Fazenda, Mário Sérgio Ribeiro de Araújo, que destacou que os coordenadores são os líderes e que devem saber escutar as pessoas. “Espero que todos aproveitem bem o seminário, sabendo que a mentalidade de unificar o atendimento é importante”, manifestou.
Segundo Roberto Carlos, a administração já está apostando nessa ideia e tudo depende de cada um. “Todos são importantes, bem como o atendimento que é o cartão de visita. O serviço público é o maior prestador de serviço na sociedade, o que muitas vezes não é enxergado do lado de fora. Estamos aqui para atender às necessidades dos contribuintes e o serviço público é mais um agente do sistema administrativo. É relevante que os gestores públicos avaliem as aspirações do contribuinte e demonstrem o comprometimento e a preocupação da instituição em prestar serviços de qualidade”, ressalta.
O auditor fiscal da prefeitura esclarece ainda que o treinamento é informação que permite gerar o conhecimento para ser operacionalizado e fazer a diferença. “Assim sendo, o treinamento engloba a transmissão de informações que consiste em aumentar o conhecimento das pessoas; o desenvolvimento de habilidades que consiste em melhorar as habilidades e destrezas; o desenvolvimento das atitudes que consiste em desenvolver e modificar comportamentos; e o desenvolvimento de conceitos, que consiste em elevar o nível de abstração para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos”, define.
A programação segue nos dias 26, 27, 30 de junho e 01 de julho no auditório da Coopersete. Os temas estudados são “excelência no atendimento, a qualidade do atendimento no setor público, treinamento, gestão de mudanças, relações interpessoais, marketing pessoal, motivação, o que é comunicação, ética e moral, dimensão da ética na empresa, o que é serviço, perfil do contribuinte, tipo de reações a reclamações, qualidade, o que é equipe, negociação, a liderança e suas dimensões e o poder no Trabalho.
Com ascom prefeitura