A dois meses da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral, TRE, de Minas Gerais começa, na próxima terça-feira, 5, os treinamentos dos mesários que vão trabalhar nas Eleições 2014. Devem ser treinados pelo menos 17 mil eleitores para, no dia 5 de outubro, atuarem perante as mesas receptoras de votos nos locais de votação de Belo Horizonte. Em Minas, serão cerca de 190 mil mesários que trabalharão nas eleições.
O treinamento de mesários é responsabilidade de cada Zona Eleitoral, sob supervisão do TRE-MG. Em geral, os cursos começam com a exibição de um vídeo, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, com orientações para os mesários e seguem com palestra proferida por quem estiver coordenando o curso, na maioria das vezes, o chefe do Cartório Eleitoral e ou o juiz eleitoral. Em seguida, é feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas.
Os treinamentos em Belo Horizonte seguem até o dia 14 de setembro. No interior, cada zona eleitoral é responsável por definir a data e o local, agendar e convocar os mesários para o treinamento.
Quem atua nas eleições como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função. Os mesários recebem ainda auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. Outro benefício é que o exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.
Com ascom TRE