As TVs do país estão se preparando para uma mudança significativa na transmissão de suas imagens. O desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil vai começar em abril de 2016 e se estenderá até novembro de 2018. O cronograma foi estabelecido em portaria do Ministério das Comunicações, divulgada no Diário Oficial da União do dia 23 de junho deste ano.
Embora a transição da TV analógica para o sistema digital venha ocorrendo de forma gradativa, a começar pelas capitais do país, a TV Câmara de Sete Lagoas se antecipou a essas mudanças e, desde janeiro de 2013, transmite em sinal digital SD (standard) para grande parte do município. A antena, que atualmente se encontra no prédio do Legislativo Municipal, conta com 500 watts de potência.
De acordo com o coordenador da Secretaria Especial de Comunicação da Casa Legislativa, Leandro Andrade, está em processo um projeto, em parceria com o Executivo, para levar a antena e o transmissor da TV Câmara para uma torre no alto da Serra de Santa Helena. “Isso vai nos possibilitar o aumento da abrangência do sinal, fazendo com que mais cidadãos possam sintonizar o nosso sinal digital”, diz Leandro, lembrando que há um estudo em Brasília, inclusive, para que as TVs dos legislativos municipais possam transmitir em sinal digital Full HD, com qualidade similar ao de um Blu-Ray.
A primeira cidade a ter o sistema analógico desligado será Brasília, em abril de 2016. Até o fim desse mesmo ano, será a vez de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro. Em 2017, o cronograma vai incluir as capitais do Sul e do Nordeste e as cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. Até 2018, o desligamento da TV analógica vai se concentrar nos grandes centros urbanos, onde vivem cerca de 60% da população brasileira. Nos demais municípios, o switch off só deve ocorrer a partir de novembro de 2018.
Dentre as vantagens do sistema de transmissão digital SBTVD adotado no Brasil, além da qualidade superior do sinal, estão a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis (como celulares, tablets e aparelhos GPS) e recursos de interatividade. A TV Câmara pode ser sintonizada por qualquer TV com conversor digital, através do canal 60.2, e pelo site www.tvcamarasetelagoas.com.br.
Ascom Câmara