O Acordo assinado no gabinete do prefeito Marcio Reinaldo, nesta quinta-feira, 27, entre a Microsoft e a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante) visa à formação de mão de obra qualificada para atender a oferta crescente de empregos no mercado de Tecnologia da Informação, TI.
Segundo IDC, o mercado de TI crescerá cerca de 10% em 2014, número 14 vezes maior que o PIB esperado pelo Banco Central. A parceria visa à criação de mão de obra melhor qualificada, contribuindo para o desenvolvimento e aumento da competitividade de inovação na região.
Uma das principais ações da parceria será a oferta de conteúdos de capacitação básica em TI que poderão compor a grade curricular a ser oferecida pela FUMEP. Ainda há a possibilidade de um acordo específico para a oferta de Office 365, que torna possível a comunicação em tempo real e colaboração entre alunos e professores a qualquer momento e em qualquer lugar, seja através do serviço de e-mail, web conferências e mensagens instantâneas.
A solução permite a exibição e edição de arquivos em ferramentas como Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Outra possibilidade é o apoio para promover a inovação em sala de aula através do registro ao maior portal de colaboração mundial para professores e diretores de escolas, o Microsoft PIL Network-Rede Parceiros na Aprendizagem.
O diretor da Microsoft – Brasil, Helbert Cavalcante Soares, afirmou ser uma grande satisfação para a Microsoft fazer esse acordo. “Acreditamos que o grande catalisador de uma sociedade mais justa, mais econômica e mais equilibrada é a Educação. Estamos no Brasil desde 1989, gerando oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Com uma sociedade cada vez mais conectada, tendo jovens habilitados a desenvolver e a aumentar a sua empregabilidade, e criar negócios, faremos desse Brasil uma grande nação”, afirmou.
Segundo o presidente da FUMEP, Gil Rosa de Carvalho, “Estamos fazendo um convênio com a Microsoft uma das maiores e mais respeitadas organizações de desenvolvimento, sustentabilidade, pesquisa e inovação tecnológica no mundo. Sete Lagoas é o único município de Minas a ser o primeiro a alcançar esse avanço tecnológico”.
Gil ainda enfatizou “A FUMEP terá todo interesse em promover educação, qualificação, inovação e o empreendedorismo local criando oportunidades locais, assim evitando a evasão de empreendedores para outras regiões, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de Sete Lagoas/MG e região”, relata.
Para o prefeito Marcio Reinaldo “estamos vivendo um momento histórico na cidade, porque nós queremos implantar esse modelo e experiência da Microsoft dentro das áreas mais relevantes do município, como a Educação, Saúde, a Secretaria da Fazenda, Secretaria de Assistência Social, Trânsito e outras que necessitam. A FUMEP está abrindo hoje, uma página muito especial. Já saímos da Mondragon na Espanha praticamente com tudo encaminhado, ou seja, uma parceria com um Instituto de Pesquisa integrado com a FUMEP, gerando uma experiência rica de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo, a ponto de ser o 3º grupo econômico da Espanha, exatamente pela formação de cooperativas e empresas de todos os níveis naquele país. E algumas dessas empresas se interessam em ter alguma iniciativa dentro do Brasil, em Sete Lagoas. É uma oportunidade ímpar, que poderá ter apoio das universidades. E espero assinar mais convênios de serviços como esse para a Prefeitura”, concluiu.
Com informações ASCOM Prefeitura.