Em edição extraordinária do Diário Oficial do município, foi publicado nesta sexta-feira, 28, decreto que autoriza o reajuste das tarifas de água e esgoto praticados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE.
O reajuste será de 9,8893% a ser aplicados em parcela única, e segundo o texto do decreto precisaria ser maior para permitir as operações da autarquia, mas foram mantidos em quase 10% para não sacrificar os moradores. “Reajuste em percentual superior, embora comprovadamente necessário, constitui-se, no momento, em sacrifício para os consumidores”, atestou o texto.
Segundo o decreto o aumento é para compensar as perdas inflacionárias acumuladas no período de 2007 até 2011, e que não foram recuperadas pelo reajuste concedido pelo Decreto n° 4.584, de 16 de outubro de 2012.
A autarquia alegou que “essa defasagem compromete a capacidade de investimento, ampliação e até mesmo a manutenção dos serviços de água e esgoto”. Nesta semana o SAAE chegou a anunciar investimento que pretendem possibilitar a redução para 30% da taxa de desperdício de água na cidade, veja AQUI.
O decreto entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 2015, e para garantir esse prazo a prefeitura realizou a publicação do mesmo nesta sexta-feira, 28, em edição extraordinária, já que a autorização precisaria ser publicada oficialmente com antecedência mínima de trinta dias em relação à sua aplicação. Confira a publicação AQUI.
Por Nayara Souza.