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Prefeitura realiza seminário de encerramento do Pnaic em 2014

O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi criado em 2012, tendo como principal desafio, garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, Estados, Municípios e instituições de todo o país.

Nesse sentido, a secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 10, na Casa da Cultura, o seminário sobre o Pnaic, que encerra as atividades do Programa em 2014. O seminário foi dirigido pela coordenadora geral do Pnaic no município, Maria Gorete Santana.

Seminário aconteceu na Casa da Cultura / Foto: DivulgaçãoSeminário aconteceu na Casa da Cultura / Foto: Divulgação

Os professores das Escolas Municipais do 1°, 2° e 3° ano e classes multisseriadas referentes à zona rural, participam do Pnaic desde 2013. Durante o seminário foi realizada a palestra “Eu Mereço ter Dinheiro”, ministrada por Lusciméia Reis, formada em gestão empresarial pelo “Programa 10.000 Womem da FDC (BH)” e pós graduada em negócios pelo IBMEC. Aconteceu ainda a exposição na Casa da Cultura de trabalhos feitos pelas alunas do Pnaic.

De acordo com o MEC, o objetivo do Pnaic é formar educadores críticos que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.

A secretária municipal de Educação, Mércia Souza, destacou que o Pnaic é a “menina dos olhos” do Governo Federal e da secretaria municipal de Educação. “Pelos trabalhos realizados, temos a ideia de como se comprometeram (professores), sobretudo ao ver as crianças até o 3° ano, lendo e escrevendo. Hoje tenho o prazer de dizer que a Escola Pública é um lugar especial, uma vez que busca o ensino de qualidade”, disse. 

O Pacto tem quatro eixos de atuação:

1° - Formação continuada de professores alfabetizadores: curso presencial com duração de dois anos para os professores, ministrados pelos orientadores de estudos, educadores que fazem um curso específico, com duração total de 200 horas por ano, realizados pelas universidades públicas nacionais. O material para a capacitação foi desenvolvido pela Universidade de Pernambuco (UFPE) com a colaboração de 11 instituições de ensino superior. Conheça os Cadernos de Formação.

2° - Materiais didáticos e pedagógicos: livros, obras complementares, dicionários, jogos de apoio à alfabetização, entre outros materiais que são disponibilizados para os professores e alunos.

3° - Avaliações: processo pelo qual o poder público e os professores acompanham a eficácia e os resultados do Pacto nas escolas participantes. Por meio dessa avaliação, poderão ser implementadas soluções corretivas para as deficiências didáticas de cada localidade. Acesse a publicação Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões públicas nacionais.

4° - Gestão, controle social e mobilização: sistema de gestão e de monitoramento, com o intuito de assegurar a implementação das etapas do Pacto. O sistema de monitoramento (SisPacto), disponibilizado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), possibilita esse acompanhamento constante pelos atores envolvidos no Pacto.



Com ascom prefeitura



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