Em reunião na Secretaria de Estado de Defesa Social, SEDS, na Cidade Administrativa, que aconteceu no dia 19 de janeiro, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira pediu a agilidade na instalação da 19ª Região Integrada de Segurança Pública, RISP, em Sete Lagoas.
Foi com base na Resolução nº 189, de 26 de setembro de 2014, que em solenidade na sede do 25º Batalhão da Polícia Militar, BPM, no Bairro São Pedro, que a instalação havia sido anunciada, e agora foi confirmada pelo secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, em reunião solicitada pelo prefeito na Cidade Administrativa.
Na reunião estiveram presentes: o prefeito, o deputado estadual Arnaldo Silva, PR, do mesmo Partido do secretário de Estado, Bernardo Santana; e o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, coronel Sílvio Augusto de Carvalho.
Com a instalação da RISP, Sete Lagoas passa a obter um comando regional próprio da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, pois anteriormente, em termos de Polícias Militar e Civil, Sete Lagoas era subordinada a Curvelo, sendo que com relação ao Corpo de Bombeiros, Sete Lagoas era subordinada a Montes Claros.
O objetivo da RISP é padronizar e agilizar a integração das ações operacionais entre um comando regional da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e um Departamento da Polícia Civil, em uma mesma área de responsabilidade territorial, garantindo o melhor atendimento à população e resultados mais eficientes no combate à criminalidade. A nova formação, além de aliar esforços dos órgãos de Defesa Social no combate à criminalidade, permite uma maior integração com o Poder Judiciário, o Ministério Público, Defensoria Pública, e outros órgãos e esferas governamentais, em prol de um mesmo objetivo.
A RISP será dividida, posteriormente, em Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública, ACISP, que conjugam as áreas de um Batalhão da Polícia Militar e uma Delegacia Regional de Polícia Civil. Cada ACISP, por sua vez, será subordinada em Áreas Integradas de Segurança Pública, AISP, que definem as áreas de atuação de Companhias da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil.
Com ASCOM Prefeitura