Com tantas ocorrências polícias por dia, Sete Lagoas mobiliza encontro sobre segurança pública. Em duas semanas houveram duas reuniões, a primeira no começo de fevereiro e a segunda no dia 9 de março, promovidas pela Associação Comercial de Industrial de Sete Lagoas, ACISEL,, resultando na criação de um Comitê de Segurança com a participação de autoridades públicas e de diversos segmentos empresariais.
A primeira reunião na ACISEL, no dia 23/02, foi para reunir a sociedade em volta do tema crítico da segurança na cidade. Autoridades de segurança, os comandantes da polícia militar, civil, bombeiros, polícia rodoviária federal, OAB, presídio e Conselho de Segurança também participaram.
A segunda, 09/03, foi para se montar o Comitê citado acima, feito para atacar o problema. “Sete Lagoas precisa ter um efetivo policial de repressão maior”, afirma Flávio Túlio Costa Fonseca, presidente da ACISEL. “A população está com medo, e atrapalha os investimentos feitos na cidade, complementa.”
Na avaliação de Flávio de Castro (Unifemm), é necessário criar “um centro de inteligência na Prefeitura de Sete Lagoas para fazer a interlocução com os órgãos de segurança pública”, declara o arquiteto. A fala de ambos foi endossada pelos vereadores Dalton Andrade e Euro Andrade. Os parlamentares concordam que o município tenha que ter ações próprias, além de cobrar reforços do Governo do Estado. “A criação da Coordenadoria de Segurança Pública já está protocolada na Câmara. É uma sugestão que irá para o debate com as autoridades e a sociedade”, prevê Dalton Andrade.
O monitoramento de imagens das câmeras do Olho Vivo poderá contar com recentes contratações, afim, de diminuir e flagrar criminosos.
Com informações da Ascom Dalton Andrade