Ouvir os principais envolvidos para elaborar propostas que poderão se transformar em políticas públicas em benefício de pessoas com deficiência. Esse foi um dos fatores motivadores para a realização da “1° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, realizada nesta sexta-feira (26) no receptivo da Gruta Rei do Mato.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi um dos realizadores da Conferência depois de ser reativado em 2013 a partir de muita luta do vereador João Evangelista, deficiente visual dede 1984. “Desde quando entrei na Câmara foi uma das minhas primeiras ações junto a assistência social e hoje estamos debatendo as problemáticas da pessoa com deficiência”, afirmou sem esconder sua satisfação.
Durante todo o dia aconteceram palestras e debates para que deficientes e entidades expusessem realidades e demandas. No fim do encontro as principais proposições foram destacadas em encaminhadas para a Conferência Estadual e na sequência para a federal. As melhores propostas poderão se transformar em políticas públicas voltando em benefício das pessoas com deficiência.
A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Flávia Janaína, acompanhou os trabalhos e destacou a importância do evento porque poucas cidades “se preocupam com temas dessa natureza”. Na abertura da Conferência um cantor deficiente visual cantou o hino nacional e foi acompanhado por uma intérprete de libras.
O presidente da Câmara Municipal, Pr. Fabrício Nascimento participou da abertura da Conferência e reforçou o empenho do legislativo da cidade na causa da pessoa com deficiência. “A partir dos debates poderemos propor projetos, requerimentos e pedidos de providência para que todos possam ser atendidos de prontidão”, disse.
Ao longo da programação os conferencistas foram divididos em três blocos: Infraestrutura, Programação e Avaliação Geral. Cada grupo formou um eixo específico e no fim do encontro os temas estudados foram compartilhados para a elaboração das propostas.
Com Ascom Câmara