A pavimentação da estrada que liga Sete Lagoas a Araçaí, trecho de 40 Km, que passa por Estiva e Silva Xavier vem sendo prometida há mais de cinco anos. Em 2013 foi divulgado a notícia que as obras iam começar em março de 2014. No entanto, a estrada que está inserida no programa “Caminhos de Minas” desde 2010, ainda não saiu do papel.
De acordo com a assessoria do vereador Gilberto Doceiro (PMDB) o recurso que estava para vim do governo federal ainda não chegou, mas novas medidas estão sendo pensadas. “Em setembro deste ano possivelmente vai acontecer uma audiência pública na Estiva com o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) que prometeu ajudar.”
Em setembro de 2011 e abril de 2013 a Câmara Municipal realizou Audiências Públicas para discutir o tema. As duas foram solicitadas pelo vereador Gilberto Doceiro com objetivo de “buscar medidas eficazes a respeito da precariedade em que se encontra a estrada, uma vez que vem trazendo diversos prejuízos para a população da região e proprietários de empreendimentos que necessitam trafegar pela via”, informou.
O secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado em 2013, Carlos Melles, enviou um ofício endereçado ao presidente da Associação da Microrregião do Alto Rio das Velhas, Marcio Reinaldo, informando que os recursos para licitação do projeto para asfaltamento da estrada iriam entrar na próxima etapa do programa do governo estadual Caminhos de Minas. Porém, tudo continua como estava.
O coordenador de acompanhamento de projeto e capacitação de recursos, Elto Savio, informou que a prefeitura nunca recebeu nenhum recurso para executar a obra, disse ainda que com a crise “até o hospital foi interrompido, imagina uma estrada”. Entretanto, o problema é de longa data. Dois governos estaduais, o de Aécio Neves (PSDB) e o de Antônio Anastasia (PSDB), já prometeram a pavimentação e terminaram o mandato sem ao menos tirar o projeto do papel.
Se realizada a pavimentação deve beneficiar moradores dos distritos de Goiabeiras, Estiva, Silva Xavier, Carvalho de Almeida, Caboclo, Fazendinha Pai José e da cidade de Araçaí, que fazem uso da estrada.
Por Cristiane Cândido