Visando melhorar a condição de cães em estado de abandono na cidade o vereador Renato Gomes (PV) iniciou um trabalho de efetivação das políticas públicas de proteção animal, após reunir-se com o Secretário de Saúde, Breno Simões, e conseguir dele o compromisso da realização de reformas no Centro de Controle de Zoonoses e melhoria nos serviços prestados pelo mesmo.
O vereador reivindicou ainda a necessidade de um local para a construção de um canil/abrigo para animais em estado de abandono.
Como o foco da Secretaria de Saúde é voltado, especificamente, para a saúde humana, o próximo caminho foi agendar uma reunião, no último dia 9, com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, senhor Luís Adolpho, e representantes do Grupo Vida Animal – Colaboradores e do Adotar, entidades que cuidam da proteção animal na cidade.
Na reunião Renato Gomes sugeriu que fosse estudada a possibilidade de cessão de uma área da prefeitura, próxima ao curral municipal, no Bairro Ondina Vasconcelos, para a construção de um canil que servirá de abrigo dos cães em estado de abandono no Município. O Secretário demonstrou receptividade à sugestão, mas solicitou que fosse elaborado um projeto básico para que ele levasse a sugestão ao prefeito.
O grupo presente assumiu a responsabilidade de buscar informações a respeito da área junto ao Departamento de Patrimônio e apresentar um croqui expositivo da área necessária para a construção do canil/abrigo.
O Secretário expôs a dificuldade financeira para o Município assumir atualmente a construção e a manutenção de um canil ou abrigo público, mas sinalizou a possibilidade de futuramente baixar o custo com a possível institucionalização do programa e busca de parcerias com outras pastas afetas a matéria, já que a “sanidade animal” é uma responsabilidade de setores de agropecuária e agricultura.
Ficou agendada para próxima semana a apresentação do projeto básico e mensuração de área necessária para o Secretário de Meio Ambiente que apresentará a proposta ao Prefeito Márcio Reinaldo.
Com Ascom VRG