Na espera por melhorias, a população que aguarda há mais de 40 anos o asfaltamento da estrada que liga Sete Lagoas a Araçaí realizou um comitiva para a segunda etapa dos “Fóruns Regionais” que aconteceu no último sábado (26), na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.
Segundo os dados do governo, o fórum recebeu mais de 700 integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil do Território Metropolitano. Eles foram divididas em grupos de trabalho de acordo com os eixos de atuação. O grupo de Sete Lagoas ficou no setor Infraestrutura e Logística com o eixo estradas e vias.
A comitiva de Sete Lagoas, Estiva e Silva Xavier foi organizada pela Associação Comunitária da Estiva e Adjacências (ACEA) que conseguiu lotar dois ônibus. A participação dos moradores foi essencial no momento da votação. A proposta da pavimentação da estrada foi protocolada no fórum por Juventino Souza e conseguiu 83 votos favoráveis.
“Essa obra é o grande sonho da população da Estiva, voltamos de lá confiantes e não vamos desistir. Nós abraçamos a causa e agradecemos a Turi por ter cedido o transporte, porque não teríamos conseguido a vitória sem ele (transporte) já que o voto popular foi o que ganhou”, explicou a moradora da Estiva Francislene Borges, mais conhecida por Tuca.
Na reunião formam apresentados 93 projetos sendo que 64 foram levados para votação. Dos dez mais votados a proposta de Sete Lagoas ficou em primeiro lugar.
Após a apresentação das prioridades na plenária final, foram anunciados os representantes eleitos, entre eles os moradores da Estiva Mateus Franco e Marcos Aurélio, que vão compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas deste território identificadas pela população.
Na Reunião Ordinária da Câmara, desta terça-feira (29) o vereador Caramelo (PT) falou sobre a vitória inicial da comitiva e acrescentou que, ainda esta semana devem voltar à secretaria de planejamento do governo que ficou de incluir a proposta no planejamento.
“O governo fez a regra e nós corremos atrás. Se vamos chegar ao final e a estrada vai ficar pronta são outros 500. Apesar do governo ser do meu partido eu também estou com um pé atrás, mas eu acho que ou não sai obra nenhuma dessas votadas ou a nossa tem que sair, porque a nossa é a primeira.”
Os vereadores Fabrício Nascimento (PMN), Milton Martins (PSC), Gilberto Doceiro (PMDB) e Caramelo (PT) também participaram da comitiva.
A Câmara Municipal vai realizar mais uma vez uma Audiência Pública no dia 5 de outubro, das 13h às 17h30, em atendimento ao Requerimento nº 992/2015 de autoria do Vereador Gilberto Doceiro. A audiência tem por finalidade discutir o tema e buscar medidas eficazes.
Entenda os Fóruns Regionais:
De acordo com a definição do governo os Fóruns Regionais têm por objetivo “marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos.”
Minas Gerais foi dividido em 17 territórios, separados de acordo com suas diferentes características. “O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.”
O Território de Desenvolvimento Metropolitano é integrado por 90 municípios, divididos em 11 microterritórios, sendo eles Belo Horizonte, Nova Lima, Caeté, Betim, Contagem, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto, Sete Lagoas e Vespasiano.
Por Cristiane Cândido