A tradicional Festa de Santa Helena, popularmente conhecida como Festa da Serra, foi declarada patrimônio cultural imaterial do município de Sete Lagoas, através de Decreto 5323 de 18 de novembro de 2015. O decreto, assinado pelo prefeito Márcio Reinaldo, foi publicado no último dia 18 de novembro.
O que deu origem a este ato veio de um anteprojeto de lei (65/2013), de autoria do Vereador Renato Gomes (PV) que pretendia municipalizar o evento incluindo-o no calendário oficial do município.
A Festa de Santa Helena é realizada há mais de 100 anos e acontece durante cerca de nove dias no final do mês de abril e início do mês de maio. Marcada pelo sincretismo religioso, é no sétimo dia que a festa atinge seu apogeu, quando da procissão da bandeira de Santa Helena, de responsabilidade da Associação Regional de Congadeiros de Sete Lagoas e Região.
A procissão que tem seu início em alguma igreja católica e termina na capela de Santa Helena no alto da Serra é para muitos o momento mais bonito e importante da festa que envolve a participação de todas as guardas de congado da região. A festa chega a receber 10 mil visitantes das mais diversas regiões de nosso Estado.
Segundo Renato Gomes, “a festa se tornando oficial poderia receber apoio logístico e financeiro da Prefeitura Municipal e ficar ainda mais organizada”. Ainda acrescentou: “além do caráter religioso, é um evento de tradição cultural que preserva nossas raízes, e também um evento turístico. Agora que a festa se tornou patrimônio imaterial cultural do nosso município vejo o importante passo que foi dado no sentido de torná-la um evento oficial”.
Com Ascom vereador Renato Gomes