Em reunião com todos os servidores dos departamentos administrativos da Câmara Municipal, o presidente Fabrício Nascimento (PMN), informou que “oficialmente, a partir dessa quinta-feira (4), estamos em processo de implantação dos processos para a certificação ISO 9001”. Fabrício adiantou também que a Mesa Diretora estipulou um prazo de três meses até que todos os processos estejam como exige a certificação.
Depois de certificada, a Câmara Municipal de Sete Lagoas será a primeira instituição pública a conseguir a nova versão da ISO 9001. Atualmente no Brasil 20 Câmaras possuem a chancela ainda com a versão 2008. O consultor em gerenciamento, Carlos Eduardo, explica que “a última versão da ISO trabalha, além da formalização dos processos, com os riscos calculados e planejamento para que tudo funcione”.
A partir de agora o controle interno da Câmara, com o apoio do consultor, vai se reunir nos departamentos para fazer um diagnóstico dos processos para que a formalização aconteça. O presidente, durante a reunião com os servidores, fez questão de pedir a colaboração e destacar a importância de todos nessa nova fase do legislativo. “Todos precisam se envolver e caminhar na mesma velocidade para que possamos vencer o desafio”, pediu.
Fabrício garantiu ainda que os processos morosos na Câmara serão zerados com a certificação e que “um dos meus objetivos é entregar a presidência em 31 de dezembro com a ISO implantada”. Carlos Eduardo participou da reunião e completou que na Câmara a certificação “vai atuar no apoio ao processo legislativo”. A metodologia dará ainda mais tranquilidade aos vereadores na formulação de matérias e projetos.
O consultor completa dizendo que a metodologia que será aplicada no legislativo “vai transferir conhecimento para que a implementação aconteça em partes”. A Câmara já concluiu duas etapas das dez previstas do processo de implantação. Com todos os processos dentro do padrão exigido uma empresa certificadora é acionada para ratificar o procedimento e conferir o selo ISO 9001 à instituição.
Para Carlos Eduardo “é um desafio grande, mas a Câmara de Sete Lagoas será exemplo para o Brasil”, garante. O primeiro secretário Caramelo (PT) também participou da reunião e se dispôs a contribuir no que for preciso já que passou por mais três certificações como servidor da Cemig.
Com Ascom Câmara