Durante a última Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Sete Lagoas (2), a vereadora Marli de Luquinha (PMN) apresentou para votação em plenário o Anteprojeto de Lei 141/2015, que dispõe sobre a utilização de sistema informatizado para a solicitação de vagas em creches e pré-escolas que compõem a rede municipal de ensino.
Se aprovado pelo prefeito, o sistema de reserva de vagas nas instituições educacionais do município poderá ser feito pela internet, através de um site. Pelo portal, os pais e responsáveis pelos alunos poderão acompanhar através de uma senha o andamento da solicitação, o número de vagas e a posição do candidato.
Para Marli de Luquinha, o Anteprojeto de Lei é importante pela praticidade, transparência e redução da burocracia. “Os responsáveis legais das crianças não têm acesso ao andamento de sua solicitação e sobre o período que será disponibilizada a vaga, não lhes restando outra alternativa a não ser buscar essas informações pessoalmente junto à secretaria Municipal de Educação. Assim sendo, em detrimento do horário de atendimento na secretaria Municipal de Educação e o horário de trabalho dos responsáveis pelas crianças, ter acesso a estas informações torna-se, na maioria das vezes, impossível. Por isso, a implantação de um sistema informatizado para solicitação e acompanhamento de vagas na rede municipal de ensino será uma importante ferramenta ao acesso das crianças à educação”, justificou a vereadora.
Com Ascom Vereadora Marli de Luquinha