Assim que tomou conhecimento dos primeiros testes realizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na captação da água do Rio das Velhas, a Comissão de Obras da Câmara esteve no local para fiscalizar o andamento dos trabalhos. Os vereadores Joaquim Gonzaga (PSL) e Ismael Soares (PP) estiveram na unidade nesta segunda-feira (16) e foram acompanhados por representantes da autarquia.
O presidente do SAAE, Joaquim Matoso, disse à comissão, que os primeiros testes foram “um sucesso” e deixou a equipe animada. A segunda fase dessa etapa consiste em transportar a água captada, através de adutoras, para a unidade de tratamento que fica a 15 km do local da captação em Funilândia. “O lançamento da água na rede é feito de forma paulatina. O que já foi testado está ok e até o fim da semana a água já deve chegar à ETA”, espera Matoso.
Três bombas captam a água do rio e levam até tanques onde é feito um processo primário de desarenação que tem por finalidade evitar abrasão em equipamentos como rotores de bombas, turbinas de aeradores, válvulas e tubulações; reduzir obstruções em canalizações, calhas, caixas de manobra, poços de elevatórias. A expectativa do município é entregar e inaugurar a obra em junho.
O presidente da Comissão de Obras da Câmara, vereador Gonzaga, assumiu que ficou “surpreso” com o que viu. “Vimos um progresso excelente. É muito importante porque vamos, sem dúvida, acabar com o problema da falta de água em Sete Lagoas”.
Para Ismael Soares a conclusão de uma obra desse porte “é um avanço muito grande para Sete Lagoas já que estamos em um momento em que o Governo Federal não está liberando recursos para obras pelo país”. No total foram investidos R$ 175 milhões na estação.
A obra para o funcionamento da ETA está concluída. Operários atuam agora no acabamento “e pequenos detalhes”, disse Matoso. No período de operação assistida que vai durar dois meses a ETA vai trabalhar das 5h às 17h com metade da sua capacidade que é de 500 litros de água por segundo. Os reservatórios dos bairros São João, Aeroporto, Montreal e Bela Vista vão receber a água da ETA para o abastecimento da cidade.
Com Ascom Câmara