O prefeito Marcio Reinaldo e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio de Sá, estiveram por uma semana na China visitando a cidade Yixing, coirmã de Sete Lagoas, e discutindo propostas de desenvolvimento econômico e cooperação internacional entre os municípios. Eles participaram de cerca de 10 reuniões e voltaram com a esperança de que os investimentos aqui comecem em breve.
Durante a viagem eles visitaram indústrias de cabos de cobre, de energia solar, de cerâmica, de segurança pública, conheceram o parque tecnológico de Yixing, o centro cultural e turístico e ficaram encantados com a forma que os chineses conseguiram conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. “É uma cidade fantástica, verde, extraordinária. Fiquei encantando com o número de indústrias e a quantidade de verde. O povo é muito acolhedor e o turismo é forte por lá”, comentou Sílvio.
Segundo o secretário, inicialmente são 12 indústrias que podem ter investimento direto em Sete Lagoas. Entre elas está a Bridge Corporation, responsável pela construção e implantação do sistema de iluminação de Led de várias regiões da China. O prefeito assinou um protocolo bilateral com a empresa e ficou firmado que toda tecnologia de Led deverá ser produzida em Sete Lagoas.
Outro possível investimento que a cidade pode receber é no campo de segurança pública. Um tratado de cooperação já foi assinado, a ideia é implantar um projeto experimental em algum bairro da cidade com alto índice de criminalidade. Eles explicaram que o sistema funciona é parecido com o olho vivo, “mas é muito mais eficiente”.
“No olho vivo você tem várias câmeras e algumas pessoas para tentar monitorar, no sistema deles a câmera é integrado e tem reconhecimento facial que identifica o que você está fazendo, se cometeu algum delito. A resposta é muito mais rápida e eles garantem que o resultado é fantástico”, explicou o secretário. O prefeito completou afirmando que o sistema é tão eficiente que substituiu os policias na rua.
Os representantes chineses estiveram em Sete Lagoas no dia 4 de abril quando participaram de uma solenidade no auditório do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato para assinar o Decreto de Cidades Coirmãs e o Memorando de Intenções de Investimentos em Sete Lagoas. Tanto Sílvio quanto o prefeito, fizeram questão de frisar que eles agradeceram muito a receptividade que tiveram aqui e se mostraram muito interessados pela cidade.
De acordo com o prefeito a proposta dos chineses é de aplicação imediata, “mas os trâmites no Brasil são lentos”. Agora precisam resolver as questões burocráticas e oferecer alguma garantia para os chineses. “Primeiro eles querem retaguarda de que Sete Lagoas vai manter a parceria. Temos que ter uma capacidade montada para receber e antes precisamos também que a maioria da Câmara de Vereadores se interesse pelo projeto. A sociedade que tem que saber o que é melhor e aceitar. Devemos responder se queremos ou não mais empregos para Sete Lagoas”, explicou.
Marcio Reinaldo ofereceu a Ilha do Milito para ser o ponto de integração entre os chineses e os sete-lagoanos. Em contrapartida o governo do município chinês cedeu um imóvel para implantação de uma unidade administrativa de Sete Lagoas em Yixing para fortalecer as relações bilaterais.
As polêmicas da viagem- Sílvio por diversas vezes enfatizou a importância da viagem e rebateu os comentários negativos, principalmente os que surgiram na Câmara de Vereadores. “Não fomos fazer turismo, fomos fazer relações bilaterais e só quem pensa grande consegue entender.”
Por Cristiane Cândido