Logo

Hospitais de BH não podem mais realizar cirurgias eletivas pelo SUS para moradores de Sete Lagoas

A Prefeitura de Belo Horizonte suspendeu as cirurgias eletivas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para moradores de outros municípios, incluindo Sete Lagoas. Cirurgias eletivas são procedimentos cirúrgicos em que se consegue escolher a melhor data para se realizá-los, após exames e outros cuidados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, apenas os procedimentos que já estavam agendados serão realizados.

O anúncio foi feito para os secretários de saúde da região na última quarta-feira (29). A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde divulgar nova padronização dos repasses para o programa de incentivo às cirurgias eletivas.

Imagem Ilustrativa / Foto: Munemassa Imagem Ilustrativa / Foto: Munemassa

Na capital mineira, a Secretaria Municipal de Saúde vai deixar de realizar cerca de duas mil cirurgias eletivas mensais em pacientes do interior. A decisão impacta diretamente nos moradores de Sete Lagoas e região.

Diante da situação, o secretário Municipal de Saúde, Cláudio Busu, destacou: "Vamos ter que ter muita criatividade e organização. Teremos também que redefinir a pactuação junto com os municípios vizinhos”.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que “diante da indefinição sobre novos recursos para a continuidade da estratégia, decidiu, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), que os municípios e prestadores de serviços sob gestão do estado suspendam, temporariamente, a partir de 1º de julho, a realização das eletivas com recursos dos mutirões”.

O governo estadual recomendou ainda aos 100 municípios com gestão sobre seus prestadores que também suspendam os procedimentos que dependam do dinheiro do fundo. A medida é uma forma de não elevar a dívida entre prefeituras e prestadores de serviços.


Da Redação com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks