Atendendo ao processo legal para a formatação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai direcionar o orçamento do município para o próximo ano, a Câmara Municipal realizou Audiência Pública nesta semana. A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC), Milton Martins (PSC).
A sessão foi realizada na quarta-feira (03) e servidores do Executivo lotaram o Plenário para acompanhar os trabalhos. A apresentação por parte do Executivo foi feita pela consultora de planejamento e orçamento, Rita de Cássia Pires.
Para a consultora do Executivo existem três instrumentos básicos de planejamento: a LDO, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). “São as três leis mais importantes que o município elabora porque vai direcionar todas as ações que o Executivo e o Legislativo vão fazer durante os quatro anos de governo”, revelou.
O vereador Milton Martins destacou a importância da sessão. “Depois não adianta falar que está faltando dinheiro para algum setor. A discussão é agora. A LDO vai direcionar o orçamento para o próximo ano. As demandas e planejamento para 2018 precisam ser apresentadas agora”, reforçou.
Após debater e analisar o texto enviado pelo executivo, os vereadores vão apresentar emendas. A matéria está tramitando e a votação deve acontecer ainda em maio.
Da Redação com Ascom Câmara