Foi realizado na semana passada o “I Encontro dos transportadores e monitores do transporte de escolar em Sete Lagoas”. Os temas abordados no evento visam colaborar para um transporte mais eficiente e seguro de estudantes no município. É o que espera Sebastião Gomes, presidente do Sindicato dos Transportadores de Escolares de Sete Lagoas (Sintesete). “O objetivo é melhorar o serviço, desde a relação entre os profissionais envolvidos, pais e crianças, assim como a segurança na condução dos passageiros”, conta.
O encontro reuniu quase 200 profissionais. No início da palestra a psicóloga Jussara Monteiro falou sobre a importância do bom relacionamento entre motoristas, crianças e os pais dos alunos. Em seguida foi a vez do cabo Wilson Pereira, da Polícia Militar, abordar a segurança no trânsito. A Unimed, com um esquete teatral, também tratou da saúde do motorista, enfocando principalmente problemas relacionados à hipertensão arterial. “A adesão foi muito boa. Agora é colocar em prática o que aqui foi tratado”, completou Sebastião.
Atualmente, é concedido semestralmente pelo município apenas um alvará que autoriza – após vistoria no Detran – os motoristas a exercerem a atividade em Sete Lagoas. O objetivo do Sintesete é contar com total respaldo do município no sentido de dar maior estabilidade aos profissionais do setor. Para Sebastião, “com um contrato mais extenso seria mais fácil para os fiscais inibirem a ação de clandestinos e também para nós, proprietários de carros, investirmos na renovação da frota”, finalizou.
Por Celso Martinelli