As eleições deste ano acontecerão no dia 7 de outubro. Na oportunidade, os eleitores irão votar para presidente, governador, senador e deputado estadual e federal.
Com o objetivo de oferecer ao leitor informações sobre quem pode representá-lo na Assembleia Legislativa de Minas e na Câmara dos Deputados em Brasília, o site Setelagoas.com.br abrirá espaço diário para que candidatos a deputado estadual e federal de Sete Lagoas e região, apresentem ao público suas principais propostas.
Com um modelo padrão enviado a cada candidato, eles tiveram a oportunidade de transmitir suas ideias. Publicaremos um candidato por dia.
Conheça mais sobre o candidato a deputado estadual: JOSÉ MARCIANO, do Avante:
APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO
José Marciano Teixeira tem 77 anos, é separado judicialmente e natural de Paraopeba. É filiado ao Avante. Seu nome de urna é José Marciano.
RESUMO DA TRAJETÓRIA POLÍTICA
Foi vereador, sem remuneração alguma, de 1973 a 1976 por Sete Lagoas. Foi candidato a prefeito em 1976. Candidato a deputado estadual em 1978, 1982, 1986. Em 1988, foi outra vez eleito vereador por Sete Lagoas. Em 2010 candidatou-se a deputado federa e 2014 a estadual.
PERGUNTAS AO CANDIDATO:
Setelagoas.com.br: Quais projetos estão dentro de suas propostas para Sete Lagoas e região?
José Marciano: Irei batalhar para asfaltar a rodovia que liga Estiva, Silva Xavier, Carvalho de Almeida à Araçaí. Também vou trabalhar para trazer verbas e emendas para a saúde, educação e para a área social.
Setelagoas.com.br: Cite dois projetos prioritários que pretende apresentá-los e como serão executados?
J.M.: Sou vicentino, por isso quero ajudar as casas assistenciais: Vila Vicentina e São Vicente de Paulo. Também lutarei para fiscalizar o aumento abusivo das contas da Cemig e do valor do IPTU.
Setelagoas.com.br: Como você acredita que pode contribuir positivamente para a política mineira?
J.M.: Dando exemplo de honestidade e seriedade. Por causa deste país corrupto, no meu santinho está escrito que o meu compromisso é com a honestidade e com a simplicidade.
Setelagoas.com.br: Apresente suas ideias para melhorar as seguintes áreas da política pública: 1- segurança, 2 – educação e 3- saúde.
J.M.: 1- O problema da segurança pública é que tem que haver uma reforma nas leis penais. Elas precisam ser aplicadas com mais rigor para combater a criminalidade. 2 – Também sou professor, e considero que está é a área mais prioritária. Vamos construir e reformar escolas. 3 – Já trabalhei na regional da saúde, por isso conheço os problemas locais. Acho que os municípios menores têm que contribuir para as cidades polos porque senão as cidades maiores, como Sete Lagoas, não conseguem se manter.
Setelagoas.com.br: Como se posiciona em relação aos recorrentes escândalos nacionais de corrupção, e que papel seu partido tem no combate a esses crimes e aos políticos que os cometem?
J.M.: A corrupção tem que ser combatida. O candidato tem que declarar os seus bens, e os órgãos precisam fiscalizar. Todo dinheiro que for desviado deverá ser devolvido aos cofres públicos. O eleito tem que se manter com o salário original. Acho que em caso de corrupção, o político não pode ser necessariamente preso porque ele só vai dar mais gastos ao governo. Também penso que precisam proibir o político corrupto de se candidatar outra vez.
Setelagoas.com.br: Por que se considera apto a representar nossa região (seja sendo eleito ou reeleito) na Assembleia Legislativa de Minas?
J.M.: Pela minha experiência. Sou atuante há muito tempo e conheço os problemas da região. E o que mais quero é fiscalizar as obras do governo.
Setelagoas.com.br: Qual é a principal linha de atuação da sua campanha?
J.M.: Minha campanha está sendo no sacrifício. O partido é pequeno e não tem muitos recursos. Já fui a mais de 1500 estabelecimentos para buscar apoio. Tenho ido aos pontos de ônibus, nos comércios. Mas, tenho certeza que os eleitores vão analisar o meu nome como uma pessoa que não vai praticar nenhum tipo de desonestidade.
Por Nubya Oliveira