A prefeitura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se reuniram, na última sexta-feira (13), para acertar detalhes antes de prosseguir com as etapas preparatórias as obras de captação de água do rio das Velhas. O BNDES verificou as documentações que foram pedidas para a prefeitura e fiscalizou as áreas que receberam as obras.
“O BNDES veio montar uma agenda de trabalho junto com a prefeitura para resolver as pendências que ainda restam para que possam ser iniciadas as obras de ampliação do sistema de captação de água da cidade”, afirma o gerente do departamento de saneamento ambiental do BNDES, Bernardo Joppert.
Para realizar a captação de água do rio das Velhas, a prefeitura solicitou financiamento de R$ 72 milhões junto ao BNDES, a serem pagos em 25 anos. A obra retirará água do rio, limpará o líquido em estações de tratamento e distribuirá entre os poços e reservatórios da cidade. O empreendimento visa normalizar o abastecimento de água nos bairros. O prefeito Mário Márcio Maroca esclareceu que a captação de águas do rio das Velhas acontecerá em Funilândia e seguirá para reservatórios. “Vamos tratar a água e ela chegará limpa a Sete Lagoas, através da instalação de estações de tratamento que estão previstas no projeto”.
O presidente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), Ronaldo Andrade, avaliou o encontro como positivo. Andrade informou que o projeto está em fase inicial. “O encontro mostrou o vulto do projeto para que possamos caminhar para o projeto executivo, cronograma físico-financeiros, documentação e, finalmente, licitação”.
SECOM / Sete Lagoas
Foto: Quim Drummond