O prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel, anunciou nesta terça-feira (12), o pagamento para 93% dos servidores do salário de janeiro.
Leone afirmou que mesmo diante do descompasso no cronograma de repasses do Governo de Minas Gerais, a Prefeitura irá depositar nesta quarta-feira (13) o pagamento de janeiro para os servidores que recebem até R$ 5 mil reais líquidos.
O governo estadual deve atualmente a Sete Lagoas mais de R$ 124 milhões. A maior parte do débito é originário da gestão anterior, mas recursos do ICMS e IPVA de 2019 também não foram repassados ao município. A expectativa é que os repasses desse exercício sejam regularizados brevemente e com isso o fluxo de pagamentos do funcionalismo seja normalizado.
A Prefeitura já havia pago os salários dos servidores da Educação no dia 29 de janeiro. Isso só foi possível porque os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), ao contrário de outros repasses, chegaram com regularidade aos cofres municipais. O Fundo só pode ser utilizado na área de educação e dentro do mesmo exercício de sua origem.
Em seguida, o prefeito Leone Maciel vai anunciar como serão realizados os acertos referentes aos meses de dezembro e o 13º Salário de 2018. O cronograma será definido com o trabalho conjunto de várias secretarias. “Esse confisco do governo complicou o planejamento de quase todos os municípios de Minas Gerais. O valor retido de Sete Lagoas daria para pagar cinco folhas de pagamento. Agora, esperamos o repasse regular para mudar esse panorama”, explica Cássio Marcílio de Almeida, secretário municipal da Fazenda.
Com Ascom PMSL