O prefeito de Sete Lagoas Cláudio Caramelo (PRB), o deputado estadual Douglas Melo (MDB), vereadores e o secretário estadual de Planejamento Otto Levy reuniram-se nesta segunda-feira (25) para discutir a dívida do Estado com o município, que ultrapassa R$ 130 milhões, e a obra inacabada do Hospital Regional.
Os empresários Antônio Pontes e Eduardo Rocholi também se manifestaram sobre as dificuldades enfrentadas por vários setores de economia local que sofrem as consequências com a ausência dos repasses. O recém-empossado prefeito Caramelo lembrou que a Prefeitura “é a maior empregadora da cidade e que por esse motivo a economia do município fica altamente prejudicada”.
O deputado Douglas Melo entregou ao secretário um documento assinado por todos os vereadores, em que reitera o pedido para que o Governo do Estado regularize os débitos com Sete Lagoas. Além disso, Douglas elogiou a localização estratégica da cidade, que fica perto do aeroporto de Confins e “com a BR-040 que passa na porta”, a fim de pedir a indicação da cidade para receber investimentos de empresas que buscam Minas para investir.
O vereador Renato Gomes (PV) pediu explicações sobre o possível fechamento do escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF), enquanto Milton Martins (PSC) cobrou ações voltadas ao turismo rural na cidade. João Evangelista (PSDB), Marli de Luquinha (PSC), Rodrigo Braga (PV), Fabrício Nascimento (PRB) e Zé do União (PSL) também participaram do almoço.
Depois de ouvir a todos, o secretário disse que a gestão vai buscar, junto ao Governo Federal, a inserção do Estado no programa de recuperação fiscal. “Com a dívida não conseguimos fazer mais. O plano é recuperar financeiramente e fazer com que o Estado cumpra suas obrigações”. Otto Levy explicou que foi formado um grupo para estudar a questão dos hospitais regionais. Segundo ele, a maneira mais rápida de terminar as obras é oferecer para grupos da iniciativa privada e negociar porcentagem nos leitos. “Quanto mais adiantada a obra menor será a oferta de leito”, resumiu.
Com Ascom CMSL