O prefeito Cláudio Caramelo elegeu prioridades para iniciar ações de sua administração. Uma delas é melhorar a relação do município com a empresa responsável pela limpeza urbana em Sete Lagoas. Atualmente a Prefeitura deve várias parcelas mensais de pagamento para a Vina e este desacerto de contas colocava em risco essa prestação de serviço.
A Vina foi contratada pelo município por meio de processo licitatório e é responsável pela coleta de resíduos sólidos e também pela varrição de vias e espaços públicos. A falta de acerto fez com que nos últimos meses ocorressem demissões na empresa e a consequente diminuição na equipe responsável pelo trabalho de varrição.
Em sua primeira semana à frente do governo do município, Cláudio Caramelo participou de uma reunião com os representantes da empresa para mudar esse contexto. Estiveram no gabinete do prefeito, Renato Ferreira Malta, diretor-presidente da Vina, e o gerente José da Silva Pereira. “O nosso compromisso é, a partir de agora, manter os pagamentos mensais em dia. Esta empresa presta um serviço essencial para o município e o cidadão não pode ser prejudicado”, comentou. Ainda está em andamento uma proposta para acertar os valores em atraso.
Durante a reunião, o prefeito solicitou que a Vina retorne com as turmas de varrição que foram dispensadas. “Eles prometeram estudar esta questão com muita atenção. Acredito que brevemente este reforço deve chegar”, avaliou Cláudio Caramelo.
A empresa coleta uma média de 150 toneladas de lixo por dia em Sete Lagoas. O valor cobrado do município é baseado na quantidade de resíduos recolhidos em residências e comércios do município. O valor pago mensalmente fica em aproximadamente R$ 1,3 milhão. De acordo com cálculos da Secretaria Municipal da Fazenda, a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) paga anualmente pelo contribuinte custeia cerca de 25% do custo do serviço demandando em Sete Lagoas.
Com Ascom PMSL