O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em sessão de julgamento no dia 24 de abril, marcou para o dia 2 de junho as eleições suplementares para prefeito e vice em Sete Lagoas. As eleições foram marcadas após aprovação da resolução, com o calendário e demais instruções que vão reger o pleito, publicados pelo próprio tribunal.
As eleições suplementares serão realizadas em decorrência da cassação da chapa formada pelo então prefeito Leone Maciel e vice Duílio de Castro, eleita em 2016, por uso indevido dos meios de comunicação social em período eleitoral.
Em pesquisa ao site do TRE/MG até o fechamento desta matéria haviam sido resgistradas cinco chapas para concorrerem às eleições suplementares de Sete Lagoas para prefeito e vice prefeito do dia 2 de junho próximo.
Foram inscritas as seguintes chapas: André Longo, Caramelo, Emílio, Mestre Tranquilo e Ronaldo Canabrava, conforme informe do TRE/MG (veja aqui)
Informações extraoficiais dão conta de que mais duas chapas foram inscritas, sendo elas de Ígor Altíssimo e Ramsés de Castro, porém elas não figuram no site oficial do TRE/MG até o momento.
Prazos
De acordo com a resolução, de 30 abril a 5 de maio, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 9 de maio, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 10 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.
Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 6 de fevereiro de 2019. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 21 de junho.
A partir de 9 de maio até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Sete Lagoas funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.
Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores continua respondendo pelo Executivo municipal.
Da Redação com TRE/MG