Prefeitos, secretários, deputado federal e vereadores avaliarão sistema de reciclagem de lixo doméstico e sucata de informática
Prefeitos das cidades de Águas Lindas (GO), Joinville (SC), Manaus (AM) e Petrolina (PE) – acompanhados de secretários, vereadores e deputado federal – embarcam rumo ao conglomerado de indústrias do lixo da Suíça. A comitiva de Sete Lagoas viajou nesta terça-feira (13) em busca de soluções tecnológicas e ambientais para reciclar o lixo, despoluir lagoas e acabar com os lixões e aterros sanitários. O retorno está previsto para parte do grupo no dia 17 e os demais no dia 20 de abril.
Além do prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Maroca (PSDB), o grupo setelagoano é formado pelos vereadores Marcelo Pires (PMN), Caio Dutra (PMDB) e Claudinei Dias (PT); diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ronaldo Andrade; secretário de Meio Ambiente, Lairson Couto (PV). Contribuíram para as passagens dos representantes de Sete Lagoas, no valor total de R$ 29.000,00 para os seis integrantes, o deputado federal Mário Reinaldo Moreira, que acompanha a comitiva, juntamente com um grupo de empresários locais e Serviço Autônomo de Água e Esgoto. As demais despesas da viagem serão custeadas por cada membro da comitiva.
Para a viagem, o prefeito Maroca está licenciado do cargo até o dia 20. No lugar, assumiu, de forma temporária, o vice-presidente da Câmara Municipal, Milton Saraiva (PP), em função de licença médica do presidente do legislativo, Duílio de Castro (PMN). “Não tenho dúvida que Sete Lagoas está no caminho certo. Vamos trazer desenvolvimento e modernidade”, discursou Maroca. Após o evento de posse desta terça-feira (13), Saraiva foi recepcionado pelos secretários em uma reunião que mostrou as condições financeiras do município em 2009 e as perspectivas desse ano. “Quero deixar o prefeito tranquilo, que faça a viagem, não para trazer uma reciclagem de lixo, e, sim, uma indústria para Sete Lagoas”, disse Saraiva.
PRIORIDADES DO PREFEITO
Antes da visita técnica, o prefeito determinou prioridades para o secretariado no dia 9. Maroca exigiu agilidade de todo o secretariado nas ações para a Operação Tapa-Buracos, a Conclusão da Avenida Perimetral, o início das obras do Hospital Regional, melhorias no entorno da Arena do Jacaré, instalação das manilhas e pavimentação de duas ruas no CDI-II, sinalização das vias públicas do município, definição da data-base, consolidação da Defesa Civil e agilidade na limpeza urbana.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Em janeiro, o grupo multinacional Astronne (ACG) – com filiais na Espanha e escritório em Curitiba, no Paraná – apresentou proposta de instalação de indústria de reciclagem de lixo doméstico, resíduos sólidos e lodo de estações de tratamento de esgoto e efluentes de processos industriais. Em Minas Gerais, Sete Lagoas foi escolhida “em função de seu dinamismo e de sua localização geográfica”, como afirma a carta da ACG direcionada ao prefeito Maroca. A intenção da multinacional é criar sedes em outros estados como Amazonas, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco.
O contato, mediado pelo deputado federal Márcio Reinaldo Moreira, culminou em proposta de visitação das instalações em funcionamento na Suíça. Na cidade de Oensingen, os gestores públicos conhecerão a tecnologia que transforma o esgoto e resíduos orgânicos em gás combustível para veículos, gera energia elétrica e vapor para o abastecimento da comunidade local. Em Altdorf, o grupo empresarial mostrará como são separadas as matérias-primas da sucata de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O exemplo de despoluição das lagoas de Madri, na Espanha, faz parte do roteiro de análise da Prefeitura de Sete Lagoas.
A proposta comercial da ACG, enviada em março à administração municipal, mostra o interesse da multinacional em construir uma unidade de reciclagem na cidade para atender municípios no raio de 140 quilômetros. O investimento de cerca de R$ 100 milhões requer terreno de, no mínimo, sete hectares e próximo aos lixões e aterros da região para a instalação do Centro Integrado de Processamento de Resíduos Urbanos do Município de Sete Lagoas.
AGENDA
Dia 15:
8h30 – Encontro na Estação Central de Genebra (Gare Cornvain).
9h – Saída de Genebra em direção a Altdorf (distância de 350km).
12h – Almoço.
13h30 – Chegada a Altdorf.
14h – Visita à Central de Valorização de Resíduos Inorgânicos e Sucatas.
16h – Saída de Altdorf em direção a Oeinsengen (distância de 103km).
19h – Chegada ao hotel.
20h30 – Jantar.
Dia 16:
9h – Saída em direção à Central de Tratamento de Resíduos Orgânicos.
11h – Visita à Central de Tratamento de Águas e Esgotos de Oeinsengen.
13h – Almoço.
14h30 – Saída em direção a Genebra (distância de 203km).
Dia 17:
Retorno de parte da comitiva
13h10 – Saída de Genebra a Madri (distância de 1.387km).
17h15 – Chegada em Madri.
Dia 19:
Encontro com o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón. Pauta: modelo de despoluição de lagoas implementado em Madri.
23h – Saída de Madri em direção ao Brasil.
Dia 20:
4h – Chegada ao Brasil.
SECOM / Sete Lagoas