Há 30 anos morando no distrito do Barreiro Regiane Silva garante que nunca tinha visto nada parecido com o Câmara Ação que aconteceu na praça da igreja do Bom Jesus, no último domingo (15). Foram centenas de pessoas que aproveitaram a estrutura itinerante da Câmara e dos parceiros para realizarem vários tipos de serviços.
A agricultora Helena Araújo foi uma das 40 pessoas que utilizaram os serviços oferecidos pelo Cartório de Registro Civil para tirar a segunda via da certidão de casamento. Regiane comemorou a oportunidade. “Moro aqui tem 30 anos e há muitos anos não tem nada parecido. É muito bom porque estão lembrando do bairro, coisa que não acontece porque é mais afastado”.
Ismael Soares (PP) foi quem indiciou o Barreiro para receber a caravana da cidadania. O vereador entende que “por ser um distrito e mais distante da cidade a gente facilita a vida das pessoas com os serviços mais próximos das pessoas”. Os números comprovam que o parlamentar tem razão.
Pela primeira vez no evento como parceiro, o Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), incrementou a estrutura e a coordenadora dos cursos de saúde, Tatiana Cordeiro, saiu bastante entusiasmada com os atendimentos. Foram 17 orientações nutricionais e de antropometria, uma orientação jurídica, 60 trocas de livros e 40 pessoas tiveram a pressão aferida pela equipe da entidade.
Da estrutura permanente do evento 20 cortes de cabelo e oito serviços de manicure foram realizados. A equipe de informática agendou 64 atendimentos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Sempre em todas as paradas a assessoria jurídica da OAB computou 11 orientações. Em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho dez pessoas atualizaram o currículo e outras 44 aproveitaram a sala de leitura para conhecer um mundo que nem sempre está acessível.
A coordenadora do Serpaf no Barreiro, Cristiane Silva, apresentou alguns trabalhos e disse que são ações “que eles, de fato, desenvolvem para a sociedade. Isso é exercício da cidadania”. João Evangelista (PSDB) prestigiou o evento e destacou a oportunidade que a Câmara dá para a população ao “trazer o seu trabalho para próximo das pessoas”.
Foi consenso entre os vereadores o acerto em valorizar o Barreiro com o projeto. Euro Andrade (PP) trabalha a 17 anos com crianças da região na pastoral e reforçou que “é muito importante vir aqui”. Para Zé do União (PSL), os números comprovam que o “projeto veio para ficar”.
Renato Gomes (PV) falou da atuação do Legislativo em ouvir as pessoas com “essa proximidade, compartilhar e buscar soluções para os problemas que estão convivendo”. E o presidente Cláudio Caramelo (PRB) entende que a iniciativa vem “atingindo o objetivo que é aproximar a Câmara da população com prestação de serviço. Encerramos o ano com chave de ouro já convidando as pessoas para os próximos eventos em 2020”.
Com Ascom Prefeitura de Sete Lagoas