Pessoas com deficiência que precisam do uso da cadeira de rodas para se locomover no dia a dia têm mais um motivo para acompanhar os trabalhos dos vereadores no Plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas. Quando as sessões plenárias retornarem de forma presencial, após o isolamento social, duas plataformas estarão à disposição, já em funcionamento, para aqueles que necessitam da cadeira de rodas.
Um equipamento está instalado ao lado da Mesa Diretora no plenário para possibilitar o acesso do cadeirante à tribuna e aos vereadores que compõem a Mesa. O outro equipamento está na entrada, na parte externa do Plenário, para que os cadeirantes possam ser levados até a galeria superior, caso a lotação na parte debaixo esteja completa.
Em ambos os espaços há um local reservado para o cadeirante acompanhar as sessões com mais conforto. Com a entrega das plataformas a sede própria do Legislativo de Sete Lagoas fica com instalações 100% acessíveis para deficientes. O prédio já oferecia catracas com espaçamentos especiais para cadeirantes e rampas para facilitar o trânsito interno.
Sobre a entrega dos elevadores que serão operados por profissionais da Câmara que foram treinados, o presidente Cláudio Caramelo (PP) afirma que “era uma dívida que a gente tinha com a população que a gente consegue cumprir”. Com deficiência visual, o vereador João Evangelista (PSDB) também entende como um “avanço enorme” para a população com deficiência, que ainda “sofre com falta de acessibilidade em vários lugares, mas não aqui no prédio da Câmara”, afirma.
Com Ascom CMSL