Com o final do prazo das convenções partidárias para o ano de 2020, ficaram definidos os candidatos a prefeito para a cidade de Sete Lagoas. Dessa forma, pode-se confirmar quem possivelmente atuará como governante da cidade durante o período de 2021 a 2025.
Além disso, foi divulgado também, o nome dos pré-candidatos a vereador de cada partido, que contabiliza cerca de 454 concorrentes. Ainda será confirmado a totalidade dos números com o fechamento dos registros partidários, que podem ser feitos até o dia 26 de setembro.
Candidatos a prefeito
Confira aqui os nomes dos candidatos a prefeito e vice de cada partido:
Cel. Peçanha (Cidadania)/Dóris Andrade (PTB);
Claudinei Dias (PT) / Carol Leão (PSOL);
Douglas Melo (MDB) /Delegada Stefania (PSL);
Duílio de Castro (Patriotas) / Dr. Euro Andrade (PP);
Emílio Vasconcelos (PSB) / Elson Copafer (PSB);
Ramsés de Castro (PMN) / Adriana Estanislau (PMN);
Saulo Calazans (Rede) / Eber França (Rede).
Como os vereadores são eleitos
Nas eleições municipais, o número de votos válidos será dividido pelo número de cadeiras das respectivas Câmaras, definindo assim o quociente eleitoral (QE); no caso, o número mínimo de votos que o partido terá que angariar para eleger um vereador. O quociente partidário (QP) é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos do mesmo partido político dividido pelo quociente eleitoral. Exemplo: se no mesmo pleito o Partido X recebeu 200 votos válidos e o quociente eleitoral (QE) é 100, o cálculo será: 200 votos / 100 (QE) = 2 (QP). Neste caso hipotético, o Partido X teria eleito dois vereadores.
Números a serem considerados
454 – Número de pré-candidatos a vereador nesta eleição, até o momento conforme registro dos partidos. Na última eleição, em 2016, foram 375 candidatos.
1.400 – Quantidade mínima estimada de votos para eleger um vereador nesta eleição, Em 2016, o último candidato eleito teve 1.396 votos. É válido ressaltar que a cidade possui 17 cadeiras na Câmara a serem preenchidas.
2.979 – Quantidade de votos que teve o vereador mais votado na última eleição municipal, em 2016
Da Redação