Logo

Pesquisa eleitoral do instituto CP2 aponta empate técnico entre Duílio de Castro e Douglas Melo

Pesquisa realizada pelo Instituto CP2 divulgada nesta quinta-feira, 1º, mostra uma disputa acirrada pela Prefeitura de Sete Lagoas. O levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 com 600 pessoas e mostra que Douglas Melo (MDB) e Duílio de Castro (Patriota) estão com ampla vantagem na preferência do eleitorado.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

De acordo com os números na pesquisa atual, Douglas Melo soma 32,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Já Duílio de Castro registra 25,2% no levantamento. Se considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos os dois podem até estar empatados tecnicamente.

O trabalho eleitoral do CP2 em Sete Lagoas mostra uma ascedência de Duílio de Castro nos últimos meses. Na pesquisa anterior, apresentada em meados de maio deste ano , o deputado Douglas Melo registrou 33,8% das intenções de voto. Já o atual prefeito, Duílio de Castro (Patriota), contabilizou 12% das pretensões do eleitorado.  Neste cenário o Prefeito  candidato a reeleição cresceu 110% aproximadamente e o candidato Douglas Melo caiu 5% aproximadamente.

Douglas Melo e Duílio de Castro têm grande vantagem em relação ao terceiro colocado, Emílio Vasconcelos (PSB), que foi citado por 7,3% dos eleitores de Sete Lagoas. Já Coronel Peçanha (Cidadania) registrou 4,2% das intenções de voto. Ele é seguido por Claudinei Dias (PT), com 3%; Ramsés de Castro (PMN), com 1,7%; e Saulo Calazans (Rede), com 1,5%. Os que pretendem votar em branco ou nulo, os que não sabem ainda em quem votarão e os que não responderam são, no total, 24,7%.

Quando são consideradas apenas as intenções de voto nos candidatos, para simular os votos válidos (que são os considerados pela Justiça Eleitoral nas apurações), são 43,1% os que pretendem votar em Douglas Melo. Por outro lado, são 33,4% os que, hoje, escolheriam Duílio de Castro. Emílio Vasconcelos fica com 9,7% nessa contagem; Coronel Peçanha tem 5,5%; Claudinei Dias aparece com 4%; Ramsés de Castro tem 2,2%; e Saulo Calazans registra 2%.

Rejeição

O instituto CP2 também questionou os eleitores de Sete Lagoas sobre a possibilidade ou não de voto em cada um dos candidatos colocados na disputa, e houve um empate técnico nesse sentido. Numericamente, o candidato mais rejeitado é Emílio Vasconcelos, que não receberia, de jeito nenhum, o voto de 14,5% dos eleitores. Em segundo, com uma diferença de 0,1%, aparecem Duílio de Castro, rejeitado por 13,8% e Douglas Melo, rejeitado por 13,7%. Ramsés de Castro não receberia o voto de 4,5% dos eleitores; Claudinei Dias, de 4,3%; Coronel Peçanha, de 4,2%; e Saulo Calazans, de 3,3%.

No total do eleitorado, 8,3% rejeitam todos os candidatos, enquanto 5,3% poderiam votar em qualquer um dos concorrentes à Prefeitura de Sete Lagoas. Os que não souberam ou não responderam a esse questionamento são 28%.

Como a pesquisa foi realizada antes da conclusão do prazo para registro de candidaturas, foi feita também a análise com apenas seis candidatos. No entanto, como sete candidatos acabaram se registrando, esse cenário não se tornou real.

A margem de erro da pesquisa  é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-02967/2020.

Espontânea

Apesar de submeter o público pesquisado em uma abordagem espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, o CP2 não divulgou o resultado deste levantamento. Este cenário é apresentando na 17º item do questionário registrado pelo instituto no Tribunal Superior Eleitoral. 

Da Redação com OTempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks