O presidente da Câmara de Vereadores de Sete Lagoas, Pastor Alcides, comentou sobre a casa legislativa e a cidade no Passando a Limpo desta sexta-feira (8). Aos entrevistadores Wagner Oliveira e Álvaro Vilaça, ele aponta: a Câmara Municipal terá concurso público no ano que vem.
O edil trouxe um balanço de dez meses como comandante da casa legislativa. “Temos buscado instituir na gestão pública uma filosofia da gestão privada. Temos um choque nisso. Disciplinar adequadamente as despesas em economia do erário público: para servidores e vereadores”, comenta Pastor Alcides, que disse que “o dono da Câmara é o povo”.
Alcides fala que Sete Lagoas precisa de ter uma mudança no ordenamento urbano na cidade, que teve queda durante os últimos anos. “Os vereadores têm trabalhando com bons projetos. Queremos deixar uma cidade agradável para nossos filhos e netos (…) para alavancar a prosperidade”, citando a importância das parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento de ações econômicas e sociais na cidade.
O presidente da Câmara garantiu que em 2022 terá concurso público para o legislativo municipal. “Eu quero que até dia 30 de novembro tenha uma questão limpa sobre a possibilidade do concurso. E se assim, com a graça de Deus, o concurso se realizará em 2022”, afirma Pastor Alcides. Segundo o presidente da Câmara, o último concurso público foi realizado em 1994; desde então, funcionários são egressos via indicações parlamentares.
Perguntado sobre a transparência na administração da Câmara Municipal, Alcides disse que sua legislatura será a mais enxuta até então na casa. Segundo o edil, que está acomapanhando de perto os gastos e ações tanto em licitações quanto em outros formatos, a Câmara vem fazendo economia considerável.
Pastor Alcides disse que não há “clima amistoso” na Câmara, até porque isso não existe numa casa legislativa. “A animosidade na discussão e defesa de suas proposições, a discórdia de conceitos, dentro do plenário deve ser respeitado. O direito a opinião sem ofensa é válido”, afirma o presidente da Câmara.
Pastor Alcides é pré-candidato a deputado estadual? Segundo o próprio, o PP deseja ter um nome de Sete Lagoas na disputa. “Não descarto a possibilidade [de ser candidato] se houver consenso no diretório municipal”. O vice-prefeito Dr. Euro e o ex-vereador e presidente da Fumep Cláudio Caramelo são nomes fortes na disputa pela vaga. Para Pastor Alcides, esta definição será feita em escolha por convenção.
Da redação