Um vice atuante, nada figurativo. Dr. Euro Andrade foi o convidado do programa Passando a Limpo e comentou sobre as ações no turismo, pedra de toque da atual administração municipal e também sobre as eleições deste ano para deputados federal e estadual.
Dr. Euro Andrade aponta que para o poder público estar presente, ele precisa ‘ocupar o espaço’ – e mudanças estão acontecendo, como reformas no Parque Náutico da Boa Vista, que receberá postos de controle da Polícia Militar e sistema Olho Vivo, reforma nos espaços de skate e parkout. Além disso, o vice-prefeito já apontou a abertura da licitação da empresa que irá cuidar do complexo da Serra Santa Helena e outras obras. “O [prefeito] Duílio [de Castro] me deu muita liberdade para mexer”, que aponta que os projetos servem para dar agilidade nas ações públicas, como parcerias público-privadas.
Muito ligado à questão de turismo, o vice-prefeito comenta que estas parcerias são benéficas para Sete Lagoas, como a empresa que assumirá a gestão da Gruta Rei do Mato e é cotada para a licitação da Serra Santa Helena. Para ele, esta é uma via de mão dupla, onde quem assume a gestão também terá total apoio do poder público municipal para criar uma cadeia de atrativos além dos monumentos naturais. “Sete Lagoas vai ser [uma cidade] turísitca a partir de agora”, afirma Euro.
Todas estas ações são voltadas para desburocratizar a máquina pública municipal. O vice-prefeito aponta que, com a equipe que foi montada em diversas secretarias, como a de Obras, Meio Ambiente e autarquias como a Codesel, as obras voltadas para o bem-estar do setelagoano tem ganhado celeridade – e o fomento ao turismo é um retorno garantido de recursos para a cidade. Dr. Euro Andrade aponta também que o estado também está alinhado para buscar neste setor grandes recursos – e Sete Lagoas será beneficiada, como um projeto de promoção turística das cidades onde cortam a BR 040 no estado.
Sete Lagoas pode fazer dois deputados estaduais?
Para o vice-prefeito, tanto o grupo político no qual representa (que tem como ponta-de-lança o prefeito Duílio de Castro), quanto o da oposição (liderado pelo deputado estadual Douglas Melo) têm possibilidades de eleger um candidato cada nas eleições para a Assembleia de Minas. A concorrência, para ele, é salutar e Sete Lagoas ganha com isso: “A cidade é obrigada a ter deputado estadual e deputado federal. Eu quero eleger o meu deputado estadual e derrotar o concorrrente? Claro que não! A cidade que ganha”, complementa Euro Andrade.
E qual é o segredo de ganhar uma eleição na cidade? “Montar grupos [políticos]. Se não tiver grupo não ganha. Na eleição passada, 70% dos votos dados para deputados foram de fora de Sete Lagoas. 30% dos votos para candidatos aqui elegem alguém?”, aponta. Além disso, o vice-prefeito comenta que a cidade tem muitos pré-candidatos, mas que não tem condições de ganhar. E quem seria um candidato a deputado federal para Sete Lagoas? “Seria o Duílio. Mas ele tem o desejo de ser um prefeito a marcar época e tem mandato executivo. E se acontecer se ele perder, é que Sete Lagoas perde essa dinâmica que estamos tendo”.
E se o nome escolhido a ser candidato a deputado federal for o Dr. Euro? “Se for por uma escolha do grupo político, eu faço o sacrifício”, comenta o vice-prefeito, que a princípio não tem interesse em tentar uma candidatura proporcional, mas acrescentou que em pesquisas extraoficiais, o seu nome está em segundo lugar.
Da redação