O senador Carlos Viana (MDB), vai se filiar ao PL (Partido Liberal) para ser o candidato do Presidente Jair Bolsonaro ao Governo de Minas Gerais. O candidato ao Senado será o deputado Marcelo Álvaro Antônio, ex-ministro do turismo.
A aliança nacional altera o cenário em Minas, porque o MDB pretendia ter como candidato próprio no Estado o senador Carlos Viana caso ocorresse uma aliança nacional entre MDB, PSDB e União Brasil. Agora, o senador será adversário de Romeu Zema na disputa.
Viana, que já conversava com Bolsonaro, não aceitava esta aliança e preferiu mudar de partido para ser o candidato do Presidente da República em Minas. Ele postou nas redes sociais uma foto ao lado do presidente e de Marcelo Álvaro Antônio.
Em apoio ao presidente @jairbolsonaro aceitei caminhar como pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo @plnacional_ junto com nosso pré-candidato ao Senado @Marceloalvaroan. #minasdofuturo #avozdeminasnosenado pic.twitter.com/UmzyQsttPP
— Senador Carlos Viana (@carlosaviana) April 1, 2022
O senador filiou-se ao MDB em dezembro de 2021 após deixar o PSD, onde disputaria naturalmente o posto de pré-candidato ao governo com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. O senador ingressou no partido pelas mãos da Executiva nacional. Inclusive, o presidente do MDB, Baleia Rossi, veio a Belo Horizonte para prestigiar o ato de filiação de Viana.
A princípio, a ideia da pré-candidatura própria era agregar bons quadros para compor as chapas federal e estadual de deputados, assim como garantir um palanque à pré-candidatura à presidência da senadora Simone Tebet (MDB). A saída de Viana é avaliada por alguns emedebistas escutados pela reportagem como “uma decisão unilateral”.
Da redação com Itatiaia e O Tempo