Logo

Possibilidade de reestruturação e volta do Comad é comemorada pelos vereadores

Foi destaque na pauta dos vereadores durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (17) o Projeto de Lei Ordinária 200/2022, do Executivo, que pretende viabilizar a volta do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas (COMAD). A proposta foi bastante comemorada pelos vereadores porque a iniciativa partiu da Frente Parlamentar de Políticas Antidrogas da Câmara, presidida por Ivan Luiz (Patri).

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

Uma das se manifestar sobre o PLO foi Heloisa Frois (Cidadania) que torce para que “possa fazer força aos demais conselhos mesmo com número reduzido de pessoas”. João Evangelista (PSDB) emendou dizendo que: “fui relator desse projeto que é de extrema relevância para a cidade”. E Ismael Soares (PSD) parabenizou a todos pelo texto.

O trabalho em sintonia entre Câmara e Executivo, nesse caso, foi valorizado por Caio Valace (Podemos). “Me sinto à vontade em participar da Frente Parlamentar de Políticas Antidrogas presidida por Ivan. Essa troca de conhecimento nos faz fortes. Fico feliz com a comunhão de ideias com o Executivo por uma cidade melhor”.

E Gilson Liboreiro (SD), depois de falar que o COMAD é estratégico, ressaltou que é uma questão fundamental “agradecer ao Executivo que foi sensível e retornou o APL que foi enviado pela Frente Parlamentar de Combate às Drogas. A reestruturação do Comado foi aprovada por unanimidade.

A pauta completa que foi votada pode ser acessada pelo link. Abaixo você acompanha os destaques dos vereadores durante a comunicação pessoal.

José de Deus (REP): Na última semana recebi solicitação de moradores da rua Zulmira Gonçalves Marques, no Canadá II. Me relataram um problema de erosão na rua e cobrança da taxa de esgoto indevida. Os serviços não eram prestados. Levei o problema ao órgão competente e o presidente do SAAE atendeu aos anseios dos moradores. Relacionada a cobrança a autarquia informou que existe cadastro de apenas duas ligações. E as mesmas não possuem a cobrança da taxa de esgoto até a presente data.

Roney do Aproximar (União Brasil): Parabenizar o prefeito porque na gestão dele vai acontecer obras que deveriam ter acontecido no passado e não aconteceram. Não estamos fazendo favor, estamos fazendo a nossa obrigação. Deixo claro para a população que quem não te representa não merece seu voto. Para a população da rua Cornélio Viana, vamos lá para resolver um problema crônico e esperamos que resolva. Meus sentimentos a Andressa, secretária do Executivo, que perdeu o pai.

Ismael Soares (PSD): Destacar que falei ano passado que em novembro tínhamos conseguido R$ 100 mil para escola Virgílio Pacheco e mais R$ 100 mil. Corremos atrás do deputado Noraldino Júnior e o dinheiro já vai para licitação para comprar mobiliários para escolas rurais. Às vezes escolas de zonas rurais não tem condição de ter computador porque são escolas rurais e terão esse benefício a partir de agora.

Rodrigo Braga (PV): No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Até então, uma série de países ainda tratava homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a conhecida “cura gay”. Por conta desse avanço na luta por direitos civis, o dia 17 de maio tornou-se o Dia Internacional Contra a Homofobia, data oficial de reforço e rememoração das lutas da população LGBTQIA+ contra a violência e perseguição às quais é submetida.

Caio Valace (Podemos): Quero comunicar a esta Casa que sofri denúncia do nosso colega Ivson Gomes junto ao Ministério Público. Comunico a todos os meus pares que essa denúncia foi arquivada por falta de fundamento fático e jurídico. Uma das fases que a Igreja Católica se pudesse apagaria da história é a inquisição. Foi um período terrível da humanidade. Hoje percebo que o vereador Ivson se porta como um grande inquisidor. Um homem que coloca a todos a todo momento em xeque.

Janderson Avelar (MDB): Comunicar que tenho acompanhado de perto as ações da secretaria de saúde e que foram contratados mais três médicos para a atenção primária. Os médicos serão lotados no ESF do Orozimbo Macedo, São João e Alvorada. Ontem na reunião do Conselho de Saúde foi dito que assim que o programa Mais Médicos, do Governo Federal, abrir inscrições a secretaria vai aderir imediatamente. Pedir atenção do Dr. Marcelo para as instalações do Conselho Municipal de Saúde que não tem condições de trabalho.

Ivson Gomes (Cidadania): Quero falar do processo licitatório 4523 onde o objetivo claro era contratar empresa para prestar serviço de vigilância armada para as estações de tratamento e captação de água e do reservatório do Morro São João. O objeto do processo é bem claro. O processo 4523 prevê a execução e deve exigir rigorosamente a obediência ao edital. Quinta feira dia 13 compareci no reservatório cumprindo minha atribuição e queria saber se os vigilantes eram armados mesmo. Fui lá e não tinha ninguém.

Junior Sousa (MDB): Seria redundante se falasse do Dia Internacional contra a Homofobia. Porém destaco outra situação com relação a essa tratativa. Tivemos outro caso que está sendo tratado que ocorreu a um ano e dois meses. Um servidor da prefeitura e sequer foram tomadas providências. Fizemos representação no MP, na Polícia Civil e a corregedoria arquivou os processos. Sei que foi o mesmo servidor que disse que criou a página que atacou de forma moral e fez ameaça de morte contra mim. Ataques como este temos que falar e disseminar. Servidores na prefeitura tem esse hábito e o processo não entrou em andamento. O prefeito tem ciência disso.

Heloísa Frois (Cidadania): Parabenizar a equipe da Seltrans que tem realizado ações do Maio Amarelo com muita competência e assertividade. Estamos com vários problemas com o trânsito, temos recebido denúncias da própria população. Motoristas avançando sinais, motos, caminhões. Já fizemos um Requerimento pedindo a instalação de câmeras de avanço. Precisamos da Guarda Civil que é responsável também por monitorar o trânsito porque os abusos estão enormes. Vamos pedir que as ações sejam intensificadas.

Carol Canabrava (Avante): Estou aqui para falar dessa palhaçada, para falar que é muita cara de pau, é muita, não é pouca. O prefeito acha que a população é boba, não é boba, não. Está fazendo campanha de arrecadação de IPTU com obras onde não foram investidos recursos do IPTU. Tem outdoors, sites, jornais, mostrando fotos da avenida Marechal Castelo Branco, a Praça Barão do Rio Branco. Na Castelo Branco o recurso veio de compensação da Vale, a Praça da Prefeitura foi parceria com o Sicoob. Até quando vai continuar isso, prefeito? Você prometeu mudar a cara da cidade, vai mudar como? Enganando a população?

Gilson Liboreiro (SD): Quero fazer uma convocação importante, até às 11h da manhã de ontem 24 bilhões de brasileiros tinham entregue a declaração do Imposto de Renda. E até o dia 31, às 23h59 outros 12 milhões poderão fazer a declaração e para você que faz a declaração no modelo completo por favor doe 3% do valor do seu imposto para o conselho da criança e do adolescente e mais 3% para o conselho do idoso. Isso é fundamental para valorizar essas iniciativas.

Pr. Alcides (PP): Vou me direcionar às escolas da cidade porque a modalidade de Visita Orientada que sempre praticamos aqui está de volta. Estamos retomando essa visita que é a presença dos alunos no Legislativo. Os estudantes são recebidos e apresentados à estrutura, um vereador apadrinha a turma para que este possa comunicar aos alunos sobre as atividades legislativas. As escolas que tiverem interesse podem fazer contato pelo 3779-6362- ou 3779-6337.

Com Câmara Municipal



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks