O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na quinta-feira um novo corte no imposto de importação de videogames e acessórios relacionados. Esta é a quarta vez que Bolsonaro reduz alíquotas deste setor específico, que tem apoiadores fiéis e virulentos do presidente.
A alíquota de imposto de importação de partes e acessórios de consoles e de máquinas de videogame vai diminuir de 16% para 12%. Já para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a redução será de 16% para 0%. A medida começa a valer em 1º de julho deste ano.
Em agosto, Bolsonaro autorizou uma redução nas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) com a justificativa de que a medida incentivaria “o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país – o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”. Na época, Bolsonaro reduziu as alíquotas do IPI de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo.
Para acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a alíquota foi de 22% para 12%. O imposto para máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, antes de 6%, foi zerado.
Da redação com UOL