Se você ainda não decidiu seu voto ou já decidiu mas adora um confronto às vésperas da eleição, prepare-se para novos rounds entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os dois candidatos à presidência terão pelo menos cinco novas chances de mostrar suas propostas por meio dos debates de TV, antes de 30 de outubro, data do segundo turno das eleições.
O último embate televisivo entre os dois foi em 28 de setembro na Rede Globo, com muitas trocas de acusações e ofensas. No primeiro turno, eles compareceram, juntos, a apenas dois confrontos: o primeiro, na Band, e o último, na Globo. O presidente candidato à reeleição também participou do debate no SBT, o qual não contou com a participação do petista.
O primeiro encontro entre os candidatos à presidência está marcado para 16 de setembro, promovido pela TV Bandeirantes, Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura. O debate estava marcado para 9 de setembro, mas foi adiado a pedido dos postulantes.
Debate do SBT
Na quarta-feira (6), assessores de Bolsonaro e Lula se reuniram virtualmente com representantes do veículos do pool de imprensa — Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil — e aprovaram as regras para o debate no segundo turno, marcado para o dia 21, sexta-feira, às 21h30.
A campanha de Bolsonaro confirmou que ele irá participar do evento. Já a representante da campanha de Lula, embora tenha aprovado todos os detalhes do evento, ainda não informou se o petista irá.
Caso um deles não compareça, o outro será entrevistado pelo pool sobre temas previamente escolhidos. Neste debate em específico, o enfrentamento dos candidatos acontecerá no estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores.
O confronto será dividido em quatro blocos. Em dois, os candidatos se enfrentarão diretamente. Nos demais, jornalistas fazem perguntas. Haverá réplicas, tréplicas e comentários.
Lula não deve ir a todos
Líder no primeiro turno e mantendo a ponta nas pesquisas de intenção de voto para a última fase do pleito, Lula afirmou na quarta-feira (5) que participará no máximo de dois debates. “Não vou fazer mais debates do que o necessário, posso fazer um ou dois debates”, disse Lula durante reunião com aliados em São Paulo. No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos do primeiro turno das eleições presidenciais contra 43,20% de Bolsonaro.
Confira as datas previstas para os próximos debates:
– 16 de outubro (domingo): TV Bandeirantes
– 17 de outubro (segunda-feira): Rede TV
– 21 de outubro (sexta-feira): STB, Estadão, CNN e Rádio Eldorado
– 23 de outubro (domingo): Record TV
– 28 de outubro (sexta-feira): TV Globo
Da Redação com Itatiaia