Com mais de 25 itens no aguardo de votação foi cheia de debates e argumentações a Reunião Ordinária desta semana, na Câmara Municipal. Diante da complexidade e importância algumas propostas não foram votadas por pedidos de vistas que foram concedidos pelo presidente Pr. Alcides (PP).
Um dos que saíram da pauta, com emendas, foi o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 226/2022. O texto é do Executivo e “dispõe sobre viagem a serviço e concessão de diária no âmbito da administração pública direta e indireta do poder Executivo Municipal e dá outras providências”.
João Evangelista (PSDB) precisa de mais tempo para avaliar a Proposta de Emenda a Lei Orgânica (PELOM) 02/2022 que “suprime a segunda parte do inciso I do art. 188 da Lei Orgânica de Sete Lagoas”. O texto foi retirado com uma emenda.
Outros três textos, com autoria de Ivan Luiz (Patri) e dois de Gilson Liboreiro (SD) não foram apreciados por ausência dos propositores no ato da votação. O restante da pauta foi aprovado e uma Reunião Extraordinária foi realizada para encerrar a tramitação dos PLOs 417/2022, 433/2022 e 416/2022.
Na sequência seguem os destaques dos vereadores na comunicação pessoal durante a Reunião Ordinária. A pauta votada está disponível pelo link.
José de Deus (REP): Notícia importante para os moradores do Dona Sílvia. Desde que assumi meu mandato venho lutando para atender aos moradores daquele bairro. Através do censo diversas demandas foram repassadas pelos moradores a este vereador. Colhidas as demandas foram expedidos diversos ofícios e Pedidos de Providências, entre eles o 7219. Em 1 de novembro deste ano solicitei que incluíssem na LOA a cobertura da quadra poliesportiva Professor Godoy.
Rodrigo Braga (PV): Falar com relação ao rateio do Fundeb, a vereadora Carol Canabrava solicitou, em Requerimento, para que fosse feito o rateio do Fundeb. Como presidente da Comissão de Educação fiz a solicitação que caso houvesse o rateio que sejam enviados os critérios para que o rateio aconteça porque no ano passado houve descontentamento dos profissionais. Com esses critérios vamos avaliar e discutir com os interessados.
Roney do Aproximar (União Brasil): Falar do Jogos do Interior de Minas Paradesporto (Jimi P) que foram realizados no fim de semana na Universidade Federal de Juiz de Fora. O atleta Léo Chaves foi o primeiro representante da cidade a disputar e ganhou uma medalha de ouro e duas de prata. O evento foi realizado pelo governo do Estado e contou com a participação de 49 municípios. Parabéns ao Léo e a prefeitura que apoiou, parabéns secretaria de Esportes.
Ismael Soares (PSD): No próximo dia 17, às 9h vamos ter Reunião Especial com a Comissão de Fiscalização de Obras e convidamos o secretário de Obras para esclarecer sobre o andamento das obras da Avenida Marechal Castelo Branco todos os responsáveis estarão aqui. Sete Lagoas é referência para 35 municípios e fui na UPA e reparei o atendimento dos profissionais sem me identificar e o carinho é grande com os pacientes.
Gilson Liboreiro (SD): O concurso público tem que ser instrumento cobrado dia a dia. Nós tivemos recentemente uma discussão sobre ele e fiquei ciente das informações e estou aguardando. Hoje falo sobre o concurso da educação. É necessário que se faça um novo edital ou uma retificação. O jurídico da educação deve se posicionar. O concurso vem desde a China antiga, há dois mil anos. O edital 01 da secretaria de Educação desconsidera a questão das cotas raciais. Então, ele não pode prevalecer do jeito que está.
João Evangelista (PSDB): Vou falar da lei 8395 de novembro de 2014 que fala sobre a prevenção e conscientização das doenças masculinas. Traz diagnóstico e cobra do Poder Público campanhas de orientação sobre as doenças masculinas. Muito se fala sobre o câncer de próstata em novembro, um dos que mais atinge os homens, mas não é só o de próstata. Mas também o câncer de mama, o câncer de pênis e o de testículo. É um conjunto de doenças que precisam de prevenção.
Janderson Avelar (MDB): Parabenizar ao prefeito Duílio pela comemoração do aniversário da cidade, 155 anos. Depois de dois anos de pandemia estamos vendo uma comemoração linda e hoje começa o segundo Festival da Cultura Negra. Secretaria de saúde vamos nos alertar para essa nova variante da Covid. Peço ao secretário para retornar com as campanhas de prevenção. Temos ciência que grande parte da população não está com a vacina completa.
Sílvia Regina (PSC): Parabéns para Sete Lagoas. Que festa maravilhosa que aconteceu, tudo muito bem organizado, isso é muito importante e sem incidentes policiais. É a valorização do que a gente tem na cidade, eventos sem confusão. Muitas famílias com filhos e isso é muito importante. Foram dias de shows maravilhosos. Nós distraímos e ainda ajudamos muitas famílias. Até quando acompanhei foram mais de 20 toneladas de alimentos arrecadados.
Heloísa Frois (Cidadania): Parabenizar o atleta Léo Chaves que foi medalhista no Jimi P e parabéns ao Fabrício, secretário de Esportes, que levou nosso atleta. Parabéns a Cimento Nacional e Espaço Ampliar pela realização do 4º Festival Nacional de Arte de Rua. O festival está lindo e são eventos em várias regiões da cidade. Quero dar os parabéns ao Coletivo Interiorizar pela exposição Origens, de fotos, que está na orla da Lagoa Paulino.
Carol Canabrava (Avante): Trazer o assunto do transporte escolar da APAE porque o problema não é somente o estrago do ônibus é vontade política porque foram vários dias sem solução. Está na hora de fazer funcionar para que as crianças não percam o direito, é de cortar o coração. Utilizaram minhas redes sociais para divulgar o que estava acontecendo, mas precisam colocar a informação correta. Se Deus quiser teremos uma resposta rápida.
Caio Valace (Podemos): É para anunciar para população que fizemos uma reunião proveitosa com um dos maiores especialistas em piscicultura do Brasil. Para nosso orgulho é setelagoano e nos apresentou um diagnóstico de como resolver o problema das águas da Lagoa Paulino. E será resolvido de maneira biológica alterando o peixamento da lagoa e o investimento total vai ficar em torno de R$ 20 mil, diferente de outras soluções que onerariam os cofres do município.
Com Câmara Municipal de Sete Lagoas