Sete Lagoas mais uma vez mostrou sua relevância no cenário nacional da indústria automobilística. Em concorrida solenidade, o prefeito Duílio de Castro e o presidente da Iveco na América Latina Marcio Querichelli, receberam na fábrica da montadora na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto, o diretor da Auto Viação Nossa Senhora da Piedade Rodrigo Corletto, o presidente Grupo Sada e prefeito de Betim Vittorio Medioli, o presidente da Fiemg Flávio Roscoe, o governador Romeu Zema e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para a entrega de caminhões e ônibus do Programa de Renovação de Frota do Governo Federal.
O evento também contou com as presenças de deputados estaduais e federais, secretários de Estado e do presidente da Câmara Municipal Caio Valace. Na ocasião, foram entregues 20 caminhões ao grupo Sada e 10 ônibus à Auto Viação Nossa Senhora da Piedade. Também houve uma visita à linha de produção de caminhões da Iveco e dos blindados Guarani, na IDV (Iveco Defense Vehicles). “O Iveco Group tem trabalhado intensamente na promoção de uma agenda em prol da neutralidade de carbono no Brasil e no mundo. Um de nossos esforços tem sido no sentido de fomentar ações para a renovação de frota de caminhões e ônibus no Brasil. Estima-se que a frota de veículos comerciais brasileira com mais de 25 anos de idade supere 500 mil unidades”, afirmou o presidente da companhia, Marcio Querichelli.
O prefeito Duílio de Castro pediu aplausos a todos os colaboradores da montadora. “Parabéns a vocês, que fazem esses produtos tão bonitos e que muito nos orgulham. Desejamos as boas vindas ao vice-presidente Geraldo Alckmin. Sua presença nos traz muita alegria. O recebemos com o mesmo acolhimento com que recebemos o governador Romeu Zema, que é o governador que mais vem a Sete Lagoas. Nossa cidade os recebe de braços abertos”, disse o prefeito.
Já Romeu Zema lembrou dos investimentos do Estado na área energética e ambiental. “Minas Gerais foi o primeiro estado do hemisfério sul a assinar o compromisso Race To Zero, que visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2050. Hoje ficamos muito satisfeitos ao darmos mais um passo nesse sentido. Minas Gerais tem se preparado para essa transição energética. Somos disparado o maior produtor do Brasil de energia fotovoltáica. Em um dia ensolarado produzimos o mesmo que meia usina de Itaipú. Também apoiamos o reflorestamento na siderurgia, pois queremos produzir um aço mais verde”, revelou Zema.
Em sua fala, o vice-presidente Geraldo Alckmin listou outros benefícios da renovação da frota. “Além dos benefícios ambientais e econômicos promovidos pela descarbonização, pois são veículos novos e menos poluentes, a retirada dos antigos promove maior segurança nas rodovias, bem como ganhos de competitividade para a logística, uma vez que reduzem congestionamentos. E também é uma questão de saúde pública, pois evitam acidentes e a lotação de hospitais. É sempre uma alegria vir a Minas. Meus parabéns a todos”, finalizou o vice-presidente.
Com Prefeitura de Sete Lagoas