O governador Antonio Anastasia (PSDB) criou neste domingo dia 2 de janeiro de 2011, por meio da edição da primeira lei delegada, mais três secretarias estaduais e 13 subsecretarias. O anúncio, foi feito ontem, após uma cerimônia religiosa. Com a criação, o estado passa de 18 secretarias e 31 subsecretarias para 22 secretarias e 44 subsecretarias.
Apesar do aumento da máquina, o governador negou que as mudanças vão gerar um impacto financeiro e ainda anunciou que Minas Gerais fechou o ano de 2010 como o Estado brasileiro com maior índice de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o principal tributo dos entes federados.
Dentre as pastas que foram instaladas estão a do Trabalho e Emprego, Casa Civil e Relações Institucionais e do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Esta última já existia, era extraordinária, a partir de ontem se tornou permanente.
Outras três pastas de caráter temporário foram instituídas. São elas: Copa do Mundo, Gestão Metropolitana e Regularização Fundiária. Também foi criado o Escritório de Prioridades Estratégicas.
da redação com informações do Hoje em Dia