Além do anuncio dos cortes, a cidade também aguarda a divulgação da prefeitura quanto às mudanças do secretariado. No dia 27 de dezembro de 2010, o prefeito pediu que todos os secretários colocassem seus cargos a disposição. O anúncio das mudanças serão feitas em uma coletiva cuja data ainda não foi revelada.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Hoje em Dia, o prefeito da cidade, Vladimir Azevedo (PSDB), afirmou que o corte não foi motivado pela questão econômica, tendo em vista que a redução de funcionários vai acarretar gastos. O prefeito disse ainda que pretende contratar 48 integrantes do quadro antigo de funcionários para que seja formada uma base de sustentação do seu governo.
Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também começou o ano com mudanças no quadro de funcionários. De acordo com o divulgado pela prefeitura, o município tem uma dívida ativa que gira em torno de R$ 80 milhões e por isso pretende demitir parte do quadro de funcionários.
Já em Montes Claros, Norte de Minas, o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) também confirmou cortes na administração. No ano passado, a prefeitura contava com 10 mil servidores. A intenção do prefeito é que a metade desse quadro seja cortada.