Faltando pouco mais de seis meses para o pleito municipal de 2024, os edis de Sete Lagoas já se movimentam: 13 dos 17 vereadores já trocaram de legenda dentro da janela de filiações, que se encerrou na última sexta-feira (5).
As novas composições se dão, entre a afinidade ideológica (como a escolha da vereadora Heloísa Frois ao Novo), a mais recursos para as campanhas e a possibilidade de garantir a cadeira no Legislativo. Além dos vereadores, o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro também fez sua troca: saiu do Patriota para o PSB. O vice, Dr. Euro Andrade, filiou-se ao Rede, saindo do Podemos.
Vejam a situação atual de cada vereador:
- Caio Valace: Podemos → PDT
- Carol Canabrava: Avante
- Eraldo da Saúde: PRD → PSB
- Gilson Liboreiro: Solidariedade
- Heloísa Frois: Cidadania → Novo
- Ismael Soares: PSD → PSB
- Ivan Luiz: Patriota → PDT
- Ivson Gomes: Cidadania → PL
- Janderson Avelar: MDB
- João Evangelista: PSDB → PMN
- José de Deus: Republicanos
- Júnior Souza: PSD → PRD
- Marli de Luquinha: MDB → PP
- Pastor Alcides: PP → Republicanos
- Rodrigo Braga: PV → MDB
- Roney do Aproximar: União Brasil → PP
- Sílvia Regina: PSC → Rede Sustentabilidade
Como o vereador é eleito?
A regra atual das eleições vedam a criação de chapas para o pleito proporcional, então, cada partido ou federação é responsável por garantir seu quociente eleitoral – este quociente é um cálculo onde é somado a quantidade de votos válidos na cidade, dividido pela quantidade de vagas na câmara (Sete Lagoas terá, a partir da próxima legislatura 19 vereadores).
Da mesma forma, essa regra implementada de 2021 irá barrar partidos que não conseguir alcançar o quociente eleitoral – com isso, vários políticos realizaram as trocas visando a estar em legendas que tem garantias de votos.
Calendário eleitoral
No calendário eleitoral, o próximo evento que marca a definição para as eleições são as convenções partidárias, que decidirão os candidatos, a partir do dia 20 de julho a 5 de agosto. O registro das chapas e candidatos será realizado até o dia 15 de agosto.
Filipe Felizardo, com colaboração de Vinícius Oliveira