Após os protestos e a polêmica envolvendo a poda de árvores na Praça Antonino Pinto Mascarenhas, a Praça da Matriz de Caetanópolis, a prefeitura da cidade divulgou nota explicando a situação aos moradores.
Conforme explicado, as mudanças foram feitas em atendimento as melhorias pedidas pela população para a área, com destaque para a mudança do piso, então irregular, “uma vez que eram constantes no local as quedas de pessoas, sobretudo das idosas, enfermas e portadoras de necessidades especiais”, afirmou em nota.
O projeto arquitetônico e paisagístico para reforma e revitalização da área, tem o aval das arquitetas Alessandra F. Álvares (CREA: 68968/D) e Cinthia Campos Lanza (CREA: 70.870/D), a Prefeitura teve acesso aos recursos para a concretização da obra, iniciada no mês de março.
Conforme explicado em nota, dentre as alterações no aspecto da praça, estava a “substituição de árvores mortas ou moribundas, de acordo com o recomendado em laudo técnico, exarado em 28 de fevereiro do corrente, pelos professores Acelino Couto Alfenas e Marcelo Magalhães Coutinho, ambos do Centro de Ciências Agrárias – Departamento de Fitopatologia da UFV – Universidade Federal de Viçosa”, afirma.
Para conclusão das ações foram realizadas visitas técnicas em Caetanópolis, acompanhadas do prefeito, Romário Vicente Alves Ferreira, e da então secretária municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Adriana Ribeiro Caetano de Andrade. Há dois anos, a Prefeitura já havia promovido uma campanha em prol do salvamento das espécies vegetais da Praça.
Para isso, ela solicitou diagnósticos à EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – e à V & M Florestal, sendo que ambas constataram, os riscos impostos pelo estado crítico das árvores. “Após certificar-se da impossibilidade de salvamento das plantas em apreço foi que a Administração de Caetanópolis, mesmo a contragosto, decidiu por arrancá-las e substituí-las”, reforçou
Por último, a prefeitura informou que “os cidadãos caetanopolitanos estejam certos de que a Praça Antonino Pinto Mascarenhas, dentro de pouco tempo, estará imponente, confortável, arborizada, espaçosa, enfim, digna da comunidade e dos turistas, que lá encontrarão lazer com tranquilidade e segurança”, finalizou.
Da redação