A cidade de Jequitibá, que fica a 38 Km de Sete Lagoas, teve sua igreja Matriz interditada a cerca de cinco meses pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Público do estado (MPE).
A Matriz do Santíssimo Sacramento começa a ser revitalizada e será a primeira de Minas com o conceito de igreja segura. Além do restauro, será feita a conservação das imagens, instalação de equipamentos de segurança – alarme , elaboração de inventário das peças, restrição a filmagens e fotografias e definição de quem ficará com a chave da porta principal.
As obras já foram iniciadas seguindo determinações técnicas do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG). No ano passado houve o roubo da pia batismal da Matriz. Apesar da peça ter sido recuperada, não foi devolvida a igreja pois o local não era seguro.
De acordo com informações do Iepha, está em andamento o processo de licitação para elaboração do projeto de restauro da igreja, embora sem data para começar. As ações emergenciais serão concluídas em aproximadamente três dias.
Da redação