Entre os dias 13 e 17 de agosto a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará o terceiro ano de capacitação em bovinocultura de leite destinada aos extensionistas da Emater-MG e produtores rurais, na Fazenda Experimental de Felixlândia (FEFX). O treinamento integra o Programa Minas Leite, lançado em 2005 pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com Emater-MG e Epamig.
O curso visa repassar as novas tecnologias para a produção e o trato de bovinos baseadas em pesquisas da Epamig. Extensionistas e produtores conhecerão o sistema de produção de leite a pasto aplicado na FEFX com vacas mestiças F1 (50% sangue europeu e 50% sangue zebuíno), desde 1998.
Os participantes conhecerão as experiências e os resultados de propriedades que participam do Programa Minas Leite e já adotam práticas que servem de estímulo para novos agricultores. Segundo dados da Seapa o programa atende cerca de 900 fazendas da agricultura familiar no Estado. A capacitação, iniciada em 2010, tem como proposta oferecer treinamento a profissionais de todas as regionais da Emater-MG, que atuem na área de bovinocultura.
Já foram capacitados mais de 500 extensionistas e produtores dos municípios de Curvelo, Patos de Minas, Alfenas, Passos, Pouso Alegre, Almenara, Montes Claros, Belo Horizonte, Ponte Nova, Teófilo Otoni e Juiz de Fora, dentre outros.A Epamig desenvolve pesquisas para o sistema de produção de leite com vacas mestiças há 14 anos na Fazenda Experimental em Felixlândia. Segundo o pesquisador José Reinaldo Ruas, a fazenda é referência devido aos diversos projetos desenvolvidos em parceria com universidades e com o apoio de diversas fontes fomentadoras estaduais e federais.
Da redação, com informações de Agência Minas