O Centro de Difusão do Conhecimento Científico Tecnológico foi implantado no Parque Estadual do Sumidouro, nas divisas entre Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. A inauguração foi nessa sexta-feira, 03.
O projeto vai envolver crianças e adolescentes em práticas de educação ambiental. Estão previstas a realização de atividades interativas que vão englobar “os mistérios e a história do mundo de nossos antepassados”, ressaltou a assessoria da Unifemm.
O foco principal do projeto é na paleontologia e arqueologia, voltadas para os visitantes e alunos das escolas da região. Serão oferecidas várias opções de oficinas, como de pintura rupestre e escavação, de contação de histórias, além de trilhas interpretativas, todas com partes didáticas e com duração entre 30 minutos e uma hora.
A inauguração aconteceu em um auditório, construído com bambu pelos próprios bolsistas do projeto. O evento contou com a presença do Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, coordenadores do projeto, representantes do IEF, Polícia Militar, funcionários do parque e alunos de escolas de ensino fundamental da região.
“Lagoa Santa e Pedro Leopoldo são cidades com uma riqueza cultural e patrimonial muito grande, mas a maioria que mora tão perto, como em Sete Lagoas e região, não conhece essa diversidade. Os primeiros homens encontrados na América são da região do Parque do Sumidouro e muita gente não sabe disso”, avaliou Fernanda Rafaela Canuto da Silva, bolsista do projeto.
A coordenadora do projeto no IEF Patrícia Reis também acredita que o projeto vai ajudar o trabalho de pertencimento da comunidade e o reconhecimento da importância da região. “Além disso, a importância da integração do IEF, que é uma instituição mais prática, junto com as instituições de ensino superior, para podermos aliar a prática e a pesquisa”, afirma Patrícia.
O Parque do Sumidouro tem uma área de aproximadamente 20 mil hectares, é composto por diversas atrações naturais, como a Gruta da Lapinha, sítios arqueológicos descoberto pelo naturalista Peter Wilhelm Lund, a Lagoa do Sumidouro, além de diversas pinturas rupestres e a Casa Fernão Dias.
Com informações ASCOM Unifemm.