O sábado (20) marcou o início das convenções partidárias, onde são definidos os candidatos para as eleições municipais de 2024. Em Fortuna de Minas, o pontapé inicial para a corrida eleitoral foi dada pelo atual prefeito e candidato a reeleição Cláudio Maciel, o Cláudio de Nicote (MDB), juntamente com o vice e também postulante Orisvan Abreu (PDT).
A chapa é composta por MDB, PDT e o Avante. Na Câmara Municipal da cidade, que estava lotada, se viam uma profusão de candidatos a vereador e apoiadores do grupo político, que no pleito passado venceu por uma margem de apenas cinco votos. Os presentes ressaltavam a continuidade do trabalho: “Nós tivemos muitos acertos, trabalhamos muito e Fortuna de Minas é um canteiro de obras; a cidade mudou 20 anos em três. O trabalho de Cláudio e Orisvan precisam continuar”, afirma o edil e também candidato Luciano de Cendino.
“Neste mandato investimos em obras de infraestrutura e em um próximo mandato, se conseguirmos, queremos investir em um [aparelho] de raio-x, que é uma grande demanda da saúde; e na construção de uma nova creche escolar, porque estamos com um problemas de vagas e queremos fazer uma creche mais ampla para recebê-los”, conta Cláudio de Nicote, que propõe ainda ampliar os investimentos estruturais em Fortuna, principalmente nas estradas rurais da cidade.
Deputado sobe em janela para pedir apoio
Cláudio e Orisvan ganharam “reforços” do deputado federal Igor Timo (Podemos), representado por um assessor, do vereador e presidente da Câmara de Sete Lagoas Caio Valace (PDT) e do deputado estadual Bim da Ambulância (Podemos). Bim, que tem origens em Cachoeira da Prata, vizinha à Fortuna, afirmou em seu discurso que o candidato a prefeito foi o primeiro gestor público municipal a apoiá-lo, quando assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Para declarar seu apoio, o deputado estadual quebrou o protocolo e foi até às janelas da Câmara Municipal, subiu nela e virando para fora do local, onde tinha público acompanhando o evento: “Vou falar para quem está lá fora. Pessoal que está lá fora, eu vim aqui para poder declarar o meu apoio ao Cláudio. Quem está aqui dentro e aqui fora, meu apoio é pro Cláudio”, afirmou Bim.
Cláudio também foi até à janela
Os candidatos a prefeito e vice apelaram em discursos para a continuidade do trabalho que está a ser realizado em Fortuna de Minas. Orisvan Abreu lembrou que os investimentos que foram realizados tanto com recursos públicos, quanto com o dinheiro do acordo de reparação da Vale por conta do crime ambiental de Brumadinho, foram feitos pelos pedidos que a população fez: “Nós não fazemos o que queremos não, nós fazemos o que a comunidade pede, quando ela nos procura”, afirma, dando como exemplo as estradas rurais.
Já Cláudio lembrou de uma antiga promessa eleitoral que promete já ser realidade ainda este ano: a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade. Ele lembrou que a população que vive na região do Ribeirão dos Macacos, onde está sendo construída, fazia apelos pela necessidade dela. “Ninguém correu atrás da licença ambiental, que é o primeiro passo para a obra, e nós estamos fazendo”, afirma.
Além de citar as obras já realizadas e de agradecer ao servidores do município, ‘provocado’ pelo deputado Bim da Ambulância, Cláudio acabou indo até as janelas da Câmara Municipal e subiu em uma cadeira para falar com o público que estava do lado de fora. Um foguetório encerrou ali a convenção.