O vice-governador de Minas Gerais Professor Mateus (Novo) esteve em Sete Lagoas nessa segunda-feira (29) em uma palestra para alunos da cidade matriculados no projeto Trilhas de Futuro, do governo estadual. Ele também foi a Jequitibá visitar as obras de um colégio.
A palestra em Sete Lagoas aconteceu na Fundação Zerrenner, no bairro São Francisco. Cerca de 170 alunos ouviram uma apresentação sobre Ética Profissional do vice-governador. Ele também falou sobre o projeto, que tem 2,7 mil estudantes inscritos na cidade: “Colocar de pé um programa como o Trilhas [de Futuro] é uma decisão pensando no futuro, na empregabilidade de vocês. Nós precisamos garantir que as pessoas consigam trabalhar com o que elas querem e consigam sobreviver com dignidade, com oportunidade, a partir disso”, disse.
O programa, no município, conta com sete instituições parceiras que disponibilizam 28 opções de qualificação para o trabalho.
Obras em escola de Jequitibá
Mais cedo, Professor Mateus vistoriou as obras da nova escola municipal Edna Martins Figueiredo Marques, em Jequitibá, que está sendo construída com recursos do projeto “Mãos Dadas” via Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O novo prédio começou a ser construído em julho de 2023 e, de acordo com o cronograma municipal, tem previsão de conclusão em janeiro de 2025. Atualmente, a obra está com 28% de execução e, no momento, os estudantes são atendidos em um prédio de outra escola da rede municipal.
“Estou muito feliz com o que vi até agora aqui nas obras da escola. O projeto Mãos Dadas é muito importante e faz com que tenhamos parcerias que melhoram a vida dos mineiros. Com recursos do Governo do Estado, com a ajuda das prefeituras e a ajuda da iniciativa privada, estamos literalmente construindo um estado”, destacou Professor Mateus.
Pelo “Mãos Dadas”, Jequitibá recebeu aproximadamente R$ 2,7 milhões, destinados para que o município realize tanto melhorias na infraestrutura da rede, quanto para convênios de absorção de recursos, como Quota Estadual do Salário-Educação (QESE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Com Agência Minas