O novo contorno viário de Cordisburgo, município conhecido como a terra natal do escritor Guimarães Rosa, foi inaugurado após um investimento de R$ 27 milhões. A obra, que teve início em março e foi concluída em agosto deste ano, visa desviar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade, aumentando a segurança e preservando o patrimônio histórico local.
Com 2,51 quilômetros de extensão, o contorno conecta as rodovias LMG-754 e MG-231, facilitando a ligação com Curvelo. A construção é parte de um contrato de concessão firmado entre o Governo de Minas e a empresa Eco135, que abrange investimentos significativos em infraestrutura viária na região.
A diretora da Escola Estadual Mestre Candinho, Dayana Aparecida Xavier Silva, destacou os benefícios da obra: “Até agosto, o tráfego em frente à nossa escola era intenso, e muitos motoristas não respeitavam a faixa de pedestres. Com o desvio, o movimento diminuiu, trazendo paz à comunidade escolar.”
Além disso, a Capela de São José, localizada na mesma rua, agora está protegida do fluxo intenso de veículos. Dayse Viana SantAnna, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo, enfatizou a importância da obra para a cidade: “É uma igreja centenária que vinha sofrendo danos devido ao trânsito pesado. O desvio é fundamental e foi reivindicado há muitos anos.”
O novo contorno não apenas melhora a segurança e a qualidade de vida local, mas também promete impulsionar o desenvolvimento econômico, facilitando o escoamento da produção e estimulando o turismo na região. O secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno, destacou: “A conclusão do contorno é um exemplo dos benefícios que as concessões trazem, e continuaremos a trabalhar para entregar mais obras que impactem positivamente a vida dos mineiros.”
Cordisburgo, localizada a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte, é um importante destino turístico, abrigando o Museu Casa Guimarães Rosa e fazendo parte da Rota das Grutas Peter Lund, onde se destaca a Gruta do Maquiné.
A concessão da Eco-135 prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões em 30 anos, abrangendo 364 quilômetros de rodovias, com intervenções monitoradas pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Outras obras, como o contorno de Montes Claros, também estão em andamento, visando desviar o tráfego pesado da zona urbana e facilitar o acesso ao novo distrito industrial da cidade.