Moradores da comunidade da Barra, em Inhaúma, reclamam que estão há quase dez dias sem abastecimento de água. Até agora, os moradores não sabem a quem recorrer, e reclamam do serviço da autarquia que gere as águas no município.
O técnico em áudio Rodrigo Cabral relata que o problema acontece há anos na região, onde ele aponta um descaso do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE): “Se a gente não for lá, informar [o SEMAE] que a bomba queimou, ou que o posto está parado, ou que o pessoal está sem água, não vem. É descaso total”, desabafa. O morador da Barra relata que recentemente a bomba que leva a água do poço artesiano para as casas do distrito queimou e, mesmo depois de consertada (e se levou dias para o reparo), aconteceu a mesma situação.
“Isso foi numa sexta-feira. Quando foi no domingo, a bomba queimou novamente na parte elétrica, os capacitores. Quem ficou sabendo disso? Eu que fui lá, procurei saber, vi que os capacitores estavam queimados, informei a prefeitura, informei os responsáveis, aí eles vieram. E está sendo assim. Aconteceu novamente essa notícia”, aponta Rodrigo.
O técnico enviou um vídeo para o SeteLagoas.com.br, mostrando o problema: os equipamentos que ligam a bomba estão avariados.
Ver essa foto no Instagram
Nesta terça-feira (24), Rodrigo agendou uma reunião com o prefeito de Inhaúma, Rodrigo Serralheiro (PSDB), para que se haja o devido conserto da bomba na Barra de Inhaúma. Enquanto isso, a comunidade espera pela água, com nove dias de torneiras secas: “Lá não tem água durante o dia e fica assim há anos: não tem água durante o dia e só chega a noite, quando chega. Às vezes fica um ou dois dias sem água; antes ela caáa a noite, o pessoal enchia e dava para passar durante o dia. Agora nem isso mais”.
A reportagem do SeteLagoas.com.br tentou entrar em contato com o SEMAE para saber sobre os problemas na comunidade, sem sucesso. O espaço está aberto para a autarquia municipal.